Ajuda para Instalar o Linux Mint no Notebook Aspire 5 A515-45G

Boa tarde a todos.
Gostaria de ajuda para instalar o Linux Mint em um Notebook Aspire 5 A515-45G. O sistema original é o Windows 11. Já faz mais de uma semana de tentativas e ainda não consegui. Ele tem processador AMD e Placa de vídeo Ryzen 7 5000 series. Acredito que o problema seja para carregar os drivers do vídeo, mas não estou certo. Quando tento instalar, só abre o ambiente gráfico se eu iniciar em modo de compatibilidade pelo pendrive de instalação. Se tentar entrar pelo modo normal não dá tela. Após instalar em modo de compatibilidade, não consigo dar o boot ao reiniciar depois do final da instalação. Mas a questão do ambiente é uma desconfiança, pois ao finalizar a instalação e finalizar os processos, aparece um monte de erro. Alguém poderia ajudar? Já vi alguns discussões que dizem que tem que instalar os drivers após a instalação, mas não sei como fazer. Se for possível passar alguma dica, agradeço.

Comentários

  • Detalhe: Tentei a instalação com UEFI ativado e Security Boot desativado. Também habilitei novamente o Security Boot e UEFI. Ambos com o mesmo resultado insatisfatório.
  • Tenta com essa ISO aqui.
    https://www.linuxmint.com/edition.php?id=296

    Ela é especifica para maquina AMD, o UEFI ativado e o Security Boot e não ativa esse depois.

    No Windows você uso RUFUS para criação do pendrive bootavel e com a opção UEFI ativada nele.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.