Instalacao Dual Boot em SSD

Ola pessoal,

Tenho um samsung np300e5m xf3br. Estou procurando um SSD para compra M. 2 NVMe, Tenho 8 gb de Ram DDR4, Video de 2gb e HD 1 Tera.

Pensei em colocar o SSD e manter o HD. MInhas duvidas seriam

- O particionamento é igual ao que fazemos na HD? Preciso de Swap, ...
- Uso para trabalho, entao os arquivos principais estao no dropbox, com SSD 120 Gb consigo ter o windows e linux, e seria eficiente usar o HD para apenas armazenar arquivos e os programas, ou acabaria perdendo perfomance e o melhor seria deixar tudo no SSD e usar a HD para backup somente, ou urgencia caso o SSD encha?
- Ainda preciso de Windows pq alguns programas que precisam de certificado digital ou q so rodam no windows eventualmente preciso usar?
- Meu windows veio no notebook, para fazer um pendrive de instalacao, consigo pelo windows que esta na HD ou preciso fazer algo diferente,?pq ele nao veio com cd ou pendrive de intalacao.
- Caso tenham alguma sugestao de marca de ssd que rode melhor no mint agradeço.

Comentários

  • acdamaral disse:


    - O particionamento é igual ao que fazemos na HD?

    Sim, sem nenhum problema
    acdamaral disse:

    - Preciso de Swap, ...

    Na minha opinião Não eu não uso..
    acdamaral disse:

    - Uso para trabalho, entao os arquivos principais estao no dropbox, com SSD 120 Gb
    consigo ter o windows e linux,

    Sim
    acdamaral disse:

    e seria eficiente usar o HD para apenas armazenar arquivos e os programas, ou acabaria perdendo perfomance e o melhor seria deixar tudo no SSD e usar a HD para backup somente, ou urgencia caso o SSD encha?

    Pode deixa o HD para seus arquivos pessoais. Sistema no SSD.
    acdamaral disse:

    - Meu windows veio no notebook, para fazer um pendrive de instalacao, consigo pelo windows que esta na HD ou preciso fazer algo

    Sim, usa o Rufuz.



  • editado agosto 2022
    Francis disse:

    acdamaral disse:

    - Preciso de Swap, ...

    Na minha opinião Não eu não uso.
    Há tempos, o Mint dispensa a criação manual de swap. O instalador cria automaticamente uma swap virtual, que atua com efeciência. Hoje, criar manualmente uma swap gera conflitos, travamentos e perdas de desempenho. Experiência própria. Francis está correto. Não use.

  • Obrigado Francis e Malves, voces tem alguma sugestao de ssd? Vi pessoas reclamando sobre nao funcionar nesse samsung e que tinha a ver com a ddr, a minha verifiquei e e ddr4
  • acdamaral disse:

    Obrigado Francis e Malves, voces tem alguma sugestao de ssd? Vi pessoas reclamando sobre nao funcionar nesse samsung e que tinha a ver com a ddr, a minha verifiquei e e ddr4

    Oque for melhor para você Eu tenho dois de marcas diferentes e tudo normal por aqui.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.