Problemas com a resolução de tela muito baixa

Boa noite amigos, desde dezembro de 2018 ingressei no universo Linux através do Mint. Instalei primeiramente no meu desktop e foi só alegria, até resolver instalar em um antigo Notebook que tenho aqui.

O note em questão é um Semp Toshiba is 1462 com 2gb ddr2 667Mhz de RAM, processador Pentium dual-core T3400 de 2.16Ghz e um SSD de 120Gb.

Assim que instalei o mint, a resolução de tela caiu para 640x480, não havendo outra opção de resolução. Ainda em 2019, pesquisando aqui no fórum, vi uma dica de alteração de resolução através do arquivo grub.cfg. Segui os passos e consegui alterar a resolução para 1280x768. Tudo ia bem até o note passar por um processo de atualização recentemente, no qual a resolução tornou a cair para 640x480.

Tentei voltar para a resulução de 1280x768 através do comando xrandr, porém o que apareceu logo em seguida foi a seguinte mensagem: failed to get size of gamma for output default.

Gostaria de tentar resolver esse problema com a dica de alteração do arquivo grub.cfg, já que foi o método que deu certo da outra vez, mas não me recordo do passo a passo integralmente e também não estou achando essa postagem aqui no fórum.

Será que alguém conhece esse método e poderia me ajudar a alterar a resolução do notebook novamente?

Comentários

  • Amigos, finalmente consegui resolver o problema de baixa resolução da tela alterando o arquivo grub.cfg
    Acabei lembrando do passo a passo que eu já tinha feito nesse mesmo notebook em 2019 e deu certo novamente.
    Compartilho aqui com os amigos os procedimentos que fiz.

    Abra o terminal faça login em sua conta root
    $ sudo su

    Acesse os diretório onde se encontra o arquivo grub.cfg
    # cd /boot/grub

    Abra o arquivo grub.cfg com o editor de texto da sua distribuição. No meu caso, como estou usando o Zorin Os, utilizei o gedit
    # gedit grub.cfg

    Com o arquivo aberto, altere as seguintes linhas:
    (Obs. Sugiro fazer uma cópia desse arquivo antes para o caso de alterar alguma outra linha por descuido ou sem perceber)

    set gfxmode=auto
    set gfxpayload="${1}"


    Você deve colocar a resolução desejada por você ou aquela suportada pelo seu monitor. No caso do meu notebook, configurei com a máxima resolução suportada 1280x768, ficando assim as linhas acima citadas:

    set gfxmode=1280x768
    set gfxpayload="${1280x768}"


    Salve o arquivo e reinicie o computador. A resolução do monitor deve voltar já ajustada ao tamanho da tela. No meu caso, voltou um pouca coisa maior, então abri o gerenciador de monitores da minha distribuição e ajustei a resolução para 1280x720. Pronto! ficou perfeito.

    Espero que esse relato possa ajudar outras pessoas com o mesmo problema. Funcionou no Zorin, mas já havia funcionado no Mint em 2019, quando eu ainda estava dando meus primeiros passos no mundo Linux.
    Lembrando: Não sou usuário avançado, faça esse procedimento por sua conta em risco.
  • Wallase disse:

    Amigos, finalmente consegui resolver o problema de baixa resolução da tela alterando o arquivo grub.cfg
    Acabei lembrando do passo a passo que eu já tinha feito nesse mesmo notebook em 2019 e deu certo novamente.
    Compartilho aqui com os amigos os procedimentos que fiz.

    Abra o terminal faça login em sua conta root
    $ sudo su

    Acesse os diretório onde se encontra o arquivo grub.cfg
    # cd /boot/grub

    Abra o arquivo grub.cfg com o editor de texto da sua distribuição. No meu caso, como estou usando o Zorin Os, utilizei o gedit
    # gedit grub.cfg

    Com o arquivo aberto, altere as seguintes linhas:
    (Obs. Sugiro fazer uma cópia desse arquivo antes para o caso de alterar alguma outra linha por descuido ou sem perceber)

    set gfxmode=auto
    set gfxpayload="${1}"


    Você deve colocar a resolução desejada por você ou aquela suportada pelo seu monitor. No caso do meu notebook, configurei com a máxima resolução suportada 1280x768, ficando assim as linhas acima citadas:

    set gfxmode=1280x768
    set gfxpayload="${1280x768}"


    Salve o arquivo e reinicie o computador. A resolução do monitor deve voltar já ajustada ao tamanho da tela. No meu caso, voltou um pouca coisa maior, então abri o gerenciador de monitores da minha distribuição e ajustei a resolução para 1280x720. Pronto! ficou perfeito.

    Espero que esse relato possa ajudar outras pessoas com o mesmo problema. Funcionou no Zorin, mas já havia funcionado no Mint em 2019, quando eu ainda estava dando meus primeiros passos no mundo Linux.
    Lembrando: Não sou usuário avançado, faça esse procedimento por sua conta em risco.

    Que bom que resolveu! E obrigado por compartilhar.

    Uma curiodade: a resolução máxima da tela desse notebook é essa mesmo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.