Erro de leitura em disco pelo particionador !!

rweurweu rweu
editado dezembro 2011 em Instalação e Atualizações
Bom dia a todos,

Bem srs, como voces podem observar aqui...> http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1739&forum=18&post_id=9426#forumpost9426 eu estou as voltas com o meu Mint, como não consigo contornar o problema e sentindo falta do meu Mintzinho, eu jogo a toalha e parto para solução radical, ou seja, reinstalação!!

Aí e que começa meu problema, o instalador do Mint, "vê" o meu HD como se estivesse zerado, o que não é real, posto que tenho 10 outros S.Os instalados!!

Vejamos parte de uma postagem que fiz no Mageia para maior entendimento do embroglio:

............................................................
Citação:

"Bem srs, vira e meche me vejo as voltas com minhas partições, vejamos que caso estranho ocorreu agora.

Vejamos ordem cronológica da coisa:

1_ Através de comandos "dd" eu "clonei" uma partição que gritava falta de espaço, e joguei para outra partição, como voces podem observar nessa postagem em Blog
...> http://rweu.blogspot.com/2011/11/comando-dd-clonando-particao-sem-spaco.html a partição origem estava em sdb2 e eu a joguei para sdb11

Antes de continuar deixem-me mostrar como ficou meu disco sdb nessa ocasião:

sdb1 ocupada
sdb2 vaga
sdb3 ocupada
sdb4 lógica, contendo sdb5, 6, 7, 8, 9, 10, 11

2_ Na instalação do Mageia 2 Alpa1 que postei aqui viewtopic.php?f=7&t=460 eu usei a sdb2, e é aí que como dizia meu avó, "a porca torce o rabo", o instalador usando o particionador que está lá no CCM, fez o seguinte, deixou os sdb1, sdb3 integros, e fez a seguinte lambança; cravou o sdb2, como sdb5 e todos as outras partições que estavam dentro da partição sdb4 ( lógica) foram chifitados de 1, ou seja sdb5, passou a sdb6, sdb6 passou a sdb7 e assim suscessivamente até a última sdb11 que passou a sdb12.

Até esse momento apenas tive a dor de cabeça de chifitar as entradas em meu GRUB Legacy de 1, (sdbx para y, e assim com todas as entradas) acompanhando o que o particionador havia feito e tudo bem.

3_ Prá finalizar o post que já está virando uma página de jornal, fui tentar instalar outro S.O (Mint) a partir de seu Live CD, obviamente usando o seu instalador / particionador e simplesmente ele enxerga o sdb, como todo vago!! isso mesmo, sem nenhum S.Ozinho sequer!!, o que obviamente não é correto!

Então me vem a cabeça as seguintes perguntas:

Consigo voltar os sdbs para o que eram originariamente por alguém método?
Caso a resposta a essa pergunta seja não, o que poderia fazer?
O particionador do Mint estaria lendo o HD erradamente? ou foi o do Mageia que tocou o "zaralho" na tabela de partições ocasionando isso tudo?
Ainda, partindo do pressuposto de que não tem jeito, e que tudo deva ficar assim, como eu poderia instalar outro S.O a partir do que hoje seria o sdb13?, ainda tenho uns 400G para usar!!

No aguardo! ....eu e minhas partições...!!"
...........................................................

E é isso, resumindo: o instalador / particionador de Mageia fez essa lenha no meu HD,e agora o instalador do Mint não vê meu HD de forma correta, o que fazer?? Como vou reinstalar o Mint a partir do seu Live CD??
Para traçar outro paralelo, eu bootei com Live Cd do openSUSE e o particionador deste vê o HD de boa!

No aguardo!!

Comentários

• rweurweu rweu
    editado dezembro 2011
    Boa noite a todos,

Já que foi o particionador do Mageia o ocasionador do particionador do Mint não estar vendo o meu HD com ocupação,
    o que fiz foi tão somente bootar com um outra instalação do Mageia, clonar o sdb5 para sdb13 com comando dd citado e deletar a partição sdb5.
    No final da deleção, o particionador me deu mensagem de que estava renomeando todos os sdbs novamente.
    Refiz meu GRUB novamente prô que estava anteriormente.

Por último agora bootei com o Live Cd do Mint XFCE, o particionador "achou" o HD e todas as suas partições, e estou instalando o Mint no sdb2 vago!!

Simples assim....ufa! que volta em rapazi!?

Boa sorte a todos!!

Volto agora mesmo bootando do Mint XFCE!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.