O foco. “Público alvo” (Reflexão sobre Filosofia Linux)

JaderJader Jader Malaquias
editado março 2010 em Café com Menta
Hoje, qual seria o foco “público alvo” das distribuições linux?

Seria fácil vender um produto que só traz vantagens contra seus concorrentes, mas nem tudo são flores em linux, adaptar programas e atender todos os tipos de usuários se torna complexo, mas cada vez mais acessível com os lançamentos de softwares em comum para diferentes SOs como o antivirus Avast, que dispõe de pacotes deb e rpm. Mesmo que encontremos softwares ainda não desenvolvidos para SOs diferentes de Windows, ainda há “possibilidades” de adaptação com Wine, Playonlinux e demais ferramentas não só para o software mas até para o sistema inteiro como em VMware e Virtualbox.

Seria pretenção minha dizer que o foco de todas as distribuições seria a aproximação do usuário com o sistema, mas com certeza a Canonical tem este interesse.

É trabalhoso, mas meu foco é a migração de desktops para usuários domésticos e corporativos, pois indiscutivelmente se tratando de servidores o linux já se consolidou como melhor opção. Difícil é quebrar os paradigmas e acabar com a lenda de que "se é grátis é ruim" para o usuário final.

O que me encantou no Mint foi a facilidade de uso, de instalação dos "básicos" como o w32codec, flash e outros complementos de escritório e mídias, e por excelência a utilização dos reposítórios do Ubuntu. O Desktop Mint é muito simples, bonito “o Compiz é fácil de configurar” e não deixa usuários Windows perdidos sem saber oque fazer na frente do PC “pelo menos em grande maioria”. Na distro Universal Edition já há o pr-br adicionado e poupa muito trabalho na atualização dos pacotes.

Gostaria de saber de vocês:

Qual seu foco pessoal/profissional?
Qual o papel do Mint/Linux?
Oque acham sobre as novas gerações de usuários?
Será que eles se adaptam ao linux ou o linux se adapta a eles?
Oque seria mais fácil entre estas opções?

Comentários

• araujoaraujo Araujo
    editado março 2010
    Qual seu foco pessoal/profissional?
    RESP.: Meu foco pessoal é ter um sistema seguro, que não é necessário o uso de antivirus, nem anti-spyware nem anti nada. Além de ser gratuito e poder instalar em quantas máquinas quiser sem pagar nada mais por isso.

Qual o papel do Mint/Linux?
    RESP.: Ser o mais fácil de utilizar. Nele o usuário instala e usa, diferente de outras distros e de outros sistemas proprietários onde terás que instalar os drivers.

Oque acham sobre as novas gerações de usuários?
    RESP.: Acho que muitos estão mal-acostumados. Nada contra o cara perguntar e nós ajudarmos (muitas respostas se encontra no Google), mas tudo contra aquele que acha que isso é uma obrigação. Sem falar nos que pensam que o Linux é um sistema de janelas grátis, e pedem seriais e números de registro para as piratarias que usavam antigamente. Muda-se o sistema, deve-se mudar também os péssimos costumes.

Será que eles se adaptam ao linux ou o linux se adapta a eles?
    RESP.: O Linux é totalmente personalizável e pode-se mudar tudo nele até mesmo diminuir o kernel retirando o hardware que não utilizamos. Ou seja o Linux se adapta ao usuário facilmente assim como o usuário se adapta a ele.

Oque seria mais fácil entre estas opções?
    RESP.: Muita leitura. Uma delas que eu recomendo é o Guia Foca Linux que pode ser encontrado no Google.

Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.