Empresas e o mundo do software livre.

editado dezembro 2011 em Café com Menta
Excelente entrevista com Mark Shuttleworth, dono da Canonical (empresa por trás do ubuntu, entre outras) falando do abismo existente entre o mundo do software livre e das empresas, as causas e as consequências decorrentes desse fato.

segue o link:

http://www.hardware.com.br/artigos/shuttleworth-empresas-software-livre/

Dou atenção especial especialmente a este trecho da entrevista:

"As empresas que nem sequer tentam seguir um rumo "mais livre" são ignoradas pela comunidade, e as que tentam dar seus primeiros passos nesse sentido são "hostilizadas" e "menosprezadas". Ou seja, as empresas têm que saltar o desfiladeiro num salto só ou enfrentar a ira dos "defensores das ideologias" da comunidade. Isso forma uma "situação perversa na qual as empresas que tentam aderir têm a pior experiência" ".[Mark Shuttleworth]

É isso mesmo colegas. Grande parte da culpa pela dificuldade de disseminação do software livre cabe a própria comunidade, ou seja, nós mesmos. Dá pra entender claramente o porquê das empresas por trás dos softwares proprietários (Jogos, Photoshop, Dreamweaver, etc...) terem tanto receio em investir no linux e nos softwares livres em geral.

É realmente para refletirmos e pensarmos em nossas atitudes.

Comentários

  • editado dezembro 2011
    interessante, obrigado por compartilhar!

    vlw fwi, Holmes 8-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.