no valid sudoers found
Boa tarde, pessoal!
Após acrescerntar a tag NOPASSWD no final das linhas 18,21 e 24 do sudoers, salvar e sair eu perdi acesso à ele. Quando tento abri-lo pelo comando sudo visudo aparece:
/etc/sudoers: syntax error near line 18
/etc/sudoers: syntax error near line 21
/etc/sudoers: syntax error near line 24
sudo: parse error in /etc/sudoers near line 18
sudo: no valid sudoers found, quitting
Tentei abri-lo também pelo mesmo comando depois de iniciar o linux no recovery mode, mas deu o mesmo erro. Alguém pode me ajudar?
Abs!
Após acrescerntar a tag NOPASSWD no final das linhas 18,21 e 24 do sudoers, salvar e sair eu perdi acesso à ele. Quando tento abri-lo pelo comando sudo visudo aparece:
/etc/sudoers: syntax error near line 18
/etc/sudoers: syntax error near line 21
/etc/sudoers: syntax error near line 24
sudo: parse error in /etc/sudoers near line 18
sudo: no valid sudoers found, quitting
Tentei abri-lo também pelo mesmo comando depois de iniciar o linux no recovery mode, mas deu o mesmo erro. Alguém pode me ajudar?
Abs!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Prá ser sincero eu nunca entendi muito bem o porque dos cabeções pedirem prá abrir o sudoers somente via visudo, alguma coisa deve ter!.
Mas se voce não está conseguindo consertar a parada, entre com outro editor de sua preferência, por exemplo "nano"
O problema maior que vejo seria a conta sudo, que voce relata ter perdido; se voce criou o usuário "root" antes dessa cráca, não tem problema, entre em terminal e faça:
$ su
$ senha de root
# nano /etc/sudoers
Mas se voce não criou o usuário root antes do sudo ter dado pau, aê voce realmente terá um problema, pois não terá acesso ao sudo e nem ao root; mas nada que não possa ser resolvido, nesse caso vejamos:
A tempos atrás eu tive problema com usu root aqui num de meus S.Os e usei o seguinte expediente:
Boot com o Live Cd do Mint
Após o boot vá a terminal puro com CTRL+ALT+F1
entre como root...deve ser su + root
$ su
$ root
depois monte a partição onde está instalado o teu Mint
# mount /dev/sdxy /media/sdbxy
# chroot /media/sdbxy
# passwd
# passwd
Reboote e entre com o Mint que está instalado, esse processo fará com voce tenha criado o usuário root, e agora o tendo, voce poderá entrar no sudoers e limpar o que estava errado!
Boa sorte e poste o result !!