Diferenças entre versões 64bit e 32bits do Mint 11 e 12

rafabotarafabota Rafael Botelho
editado dezembro 2011 em Instalação e Atualizações
Bom dia pessoal!

Não sei se aqui seria o local ideal para postar este tópico, mas como não achei nenhum outro como adequado, resolvi postar aqui. Desculpem-me os moderadores caso eu esteja equivocado.

Pois bem, instalei o Mint 11 64bits em meu notebook e gostei muito a aparente estabilidade que ele havia me demonstrado logo de início. Aparente pois, depois de alguns dias usando o sistema, ele do nada começava a finalizar a sessão do usuário e eu tinha que fazer logon novamente. Procurei identificar o que estava acontecendo e não tive sucesso.

Então resolvi fazer um teste. Decidi instalar o Mint 11 (32bits com kernel PAE para reconhecer meus 4GB de RAM) o Mint 12 (64 e 32 bits) para verificar as diferenças entre um e outro.

Começando pelo Mint 11 32bits, a tradução para o idioma PT_Br em relação à versão de 64bits perde feio. A tradução da versão 64bits é completa, deixando o sistema inteiramente em PT_Br, já na 32bits a tradução é fraca, mantendo o sistema com uma mistura de inglês e português. No menu, no nautilus etc.

Isso ocorreu também com o Mint 12 (32 e 64 bits) em ambas as versões a tradução ainda é fraca, não deixando o sistema 100% português.

Outro ponto que não curti muito no Mint 12 (por falta de conhecimento, ou por incapacidade minha), foi não ter conseguido alterar a área de trabalho da forma que eu gosto, ajustando barra de tarefas, colocando docks etc. Coisas que é do gosto particular de cada usuário. No Mint 12 eu sequer consigo ajustar preferências da barra de tarefas.

Resumo da ópera: Optei por manter o Mint 11 64bits já que meu processador é nativo 64bits e ir testando a versão 12 em uma VM ou aqui no trabalho, para tentar explorar melhor o sistema.

No mais é isso!

Alguém aí teria alguma crítica (seja positiva ou negativa) em relação a estas questões que eu coloquei?

Abraços!

Comentários

• editado dezembro 2011
    boa observação sua rafabota, agora se o seu processador é para 64bits, então, faça uso dele. com relação às traduções, isto com o tempo vão surgindo novas atualizações; agora com o processo de customização da área de trabalho é só mexendo para descobrir como fazer!

vlw fwi, Holmes 8-)
  • editado dezembro 2011
    Por favor preciso de ajuda!
    Eu tenho um notebook Acer Aspire 5750Z e estou tentando há dias instalar o LM12 e não consigo. Meu note é nativo 64bits e está com o W7 instalado. o DVD que baixei do LM12 tbm é de 64 bits, porém não consigo fazer esse dhanho dessa máquina dar boot pelo CD. Já tentei Esc, Delete, F2, F8 e F12 e nada.
    O DVD gravei em fomato ISO certinho, tanto que tentei instalar em outra máquina e está beleza, só na minha máquina que não vai.
    Se alguém puder me ajudar desde já sou muito grato.
    Artides
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado dezembro 2011
    Na bios tem que ficar 1ºst DVD/CDrom, 2ºst Seu HD, 3ºst FDD/HD se houver essa opção.

E como diz já ter feito as alterações F10+Ok reiniciado com o DVD no drive e não consegue dar o boot, temos pressuposições diversas a fazer amigo

- Seu drive com problema de leitura
    - Iso danificada ou erro de gravação
    - Sua bios não está aceitando as configurações a ela imposta, etc.

Perguntas:

Conferiu o md5sum da iso?
    Gravou o DVD na menor velocidade possivel e em um DVD de boa qualidade?

Dica de como conferir md5sum no windows: [url=http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5]Wiki Ubuntu[/url]

Download para o aplicativo: [url=http://www.md5summer.org/download.html]md5summer[/url]

Saudações Natalinas a todos e moderação nas festas de fim de ano!

T+
  • rafabotarafabota Rafael Botelho
    editado dezembro 2011
    [quote]
    Olá amigo (não consegui identificar seu nickname)
    Já entrei na bios diversas vezes, eu altero pra ele dar boot pelo CD e quando saiu (F10) e penso que ele vai bootar pelo CD, ele inicia o W7. Vou tentar gravar um outro CD pra ver se não é problema do CD. Vou continuar tentando.
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Artides[/quote]

Artides, nas placa-mães mais novas, geralmente você pode durante a inicialização, apertar uma das teclas F(algumacoisa) e selecionar por onde você desejar dar o boot.

Caso já tenha tentado este procedimento e ainda assim não consegue efetuar o Boot, sugiro que queime um novo cd do Mint e antes de mandar queimar escolha a opção de velocidade de gravação mais baixa que puder. Eu geralmente gravo a 4x.

Depois tente dar boot pelo novo cd para ver se vai.

Abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.