Linux Mint recebe 100% dos lucros de afiliados do Banshee

editado dezembro 2011 em Café com Menta
Fonte: [url=http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&p=6114#p6114]Forum Ubunted[/url]
Linux Mint recebe 100% dos lucros de afiliados do Banshee

por Claudio Novais » Ter Dez 13, 2011 4:26 pm

Segundo o site OMGubuntu os desenvolvedores do Linux Mint trocaram os códigos de afiliados do Banshee para receberem 100% dos lucros gerados na compra de músicas MP3 pela Amazon.

O que tem isto de grave? Bem, originalmente, o objetivo de utilização destes códigos era simples: manter a fundação Gnome que não tem quaisquer fins lucrativos. Já a Canonical tinha feito algo semelhante no Banshee: tinha alterado os códigos e ela recebia metade dos lucros e a outra metade era para a fundação Gnome. Acho bastante sensato isto que a Canonical fez pois ela também precisa de dinheiro e a sua popularização é tem feito o aumento do número de utilizadores do Gnome e consequentemente aumentado os lucros. Aliás, até Setembro de 2011, os lucros dessa afiliação tinha gerado 9200$.

No entanto, a na minha opinião, os desenvolvedores do Linux Mint foram perspicazes na negativa aproveitando-se do trabalho dos outros. O que acho completamente deplorável, uma vez que, para além de usufruírem de software produzido pela Gnome livremente, usufruem de toda a estabilidade e universalidade produzida pela Canonical, apenas trocam pacotes e cores e começaram a ganhar dinheiro sem qualquer respeito. Isto é ilegal? Não. Não é ilegal o que estão a fazer, no entanto, é algo que na minha opinião fica eticamente de fora da normalidade uma vez que não está a dignificar nem um pouco o trabalho do qual eles estão a usufruir largamente.

Já agora, e antes de terminar, apenas gostaria de dar ênfase ao peso de consciência de quem fez isto. Eles sabiam muito bem o que estavam a fazer e então, quando alteraram tentaram ser o mais discretos possíveis. Acho que só por isto ainda torna esta situação mais deplorável!

Bem eu não conheço os mantenedores do Linux Mint. Mas espero que estas afirmações sejam um equivoco.

Comentários

• editado dezembro 2011
    é uma notícia que está espalhada pela rede! vamos aguardar a posição dos desenvolvedores do mint.

vlw fwi, Holmes 8-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.