Compartilhar arquivos pela rede
tcmarcio
Marcio
Olá à todos!
Estou tentando compartilhar arquivos pela rede no Mint 12. A princípio, achei que apenas clicando em compartilhar essa pasta (em uma pasta criada por mim com as devidas permissões) já era o suficiente, mas vi que não. Então abri o menu "Preferências de compartilhamento" e ali diz: "Este recurso não pode ser habilitado porque necessita de pacotes que não estão instalados em seu sistema". Alguém saberia me dizer que pacotes são esses?
Obrigado.
OBS: o samba já está instalado.
Estou tentando compartilhar arquivos pela rede no Mint 12. A princípio, achei que apenas clicando em compartilhar essa pasta (em uma pasta criada por mim com as devidas permissões) já era o suficiente, mas vi que não. Então abri o menu "Preferências de compartilhamento" e ali diz: "Este recurso não pode ser habilitado porque necessita de pacotes que não estão instalados em seu sistema". Alguém saberia me dizer que pacotes são esses?
Obrigado.
OBS: o samba já está instalado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
[url=http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurando-o-Samba-de-maneira-simples-e-funcional]Configurando o samba de maneira simples e funcional[/url]
Espero que ajude
T+
Confira se você tem todos os pacotes instalados.
sudo aptitude install gvfs-fuse libsmbclient smbclient python-smbc samba nautilus-share
Depois devemos abrir o arquivo “smb.conf” como root.
gksu gedit /etc/samba/smb.conf
Adicione as seguintes linhas na seção [global]
usershare allow guests = yes
map to guest = Bad user
Feito isso salve e feche o arquivo.
Vamos reiniciar o serviço samba antes de continuarmos:
gksu service samba restart
Para que você possa compartilhar as pastas, serão necessárias algumas mudanças em sua conta de usuário. Para efetuar as mudanças necessárias, execute os dois comandos abaixo
sudo gpasswd -a usuarium sambashare
sudo gpasswd -a usuarium fuse
substitua usuarium pelo nome do seu usuario
Reinicie o micro e corra pro abraço!