Compartilhamento de Conexão ADSL

E aí pessoal, blz?
Gostaria de saber como compartillhar uma conexão de internet no mint 12. tenho um pc com duas placas de rede: eth0 e eth1. Qual delas eu tenho que configurar para que outros computadores conectem a internet através desse?

Diagrama da rede:

Modem ADSL > PC (eth0 e eth1) > Switch 8 portas > + 6 computadores.

Se puderem me dar uma luz, agradeço. Abraço à todos.

Comentários

• rweurweu rweu
    editado dezembro 2011
    Boa noite a todos,

OK Marcio, eu nunca usei com essa conformação, a minha aqui de casa é um modem ADSL da Velox, configurado como roteador + uma switch de 16 portas e 3 PCs, a coisa flui que é uma maravilha!!

No seu caso eu não vou opnar, vou somente tentar te mostrar alguns tutos que rezam como proceder:

Google..> http://www.google.com/search?q=compartilhando+redes+com+duas+placas+de+rede&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:unofficial&client=iceweasel-a

Especifico...> http://under-linux.org/f133/tutorial-compartilhando-conexao-com-duas-placas-de-rede-91770/

Tente e poste o result!

Valeu!!
  • tcmarciotcmarcio Marcio
    editado dezembro 2011
    Consegui resolver. Para quem quer compártilhar uma conexão ou até mesmo um proxy de rede, é o seguinte: Para fazer um PC como servidor, tendo duas placa de rede (no meu caso), eth0 e eth1: já com o modem fucnionando e devidamente configurado, conecte o cabo de rede do modem(RJ45) à conexão de rede eth0 do PC, geralmente é a conexão onboard. Configure esta conexão para obter o endereço IP automáticamente(DHCP). na conexão de rede eth1 do PC, geralmente uma placa de rede offboard, conecte o cabo que vai até o switch ou hub. Nas configurações dessa conexão, escolha a opção "Compartilhada com outros computadores". Nesse momento, essa conexão estabelecerá o endereço IP "10.42.43.1" e o gateway "255.0.0.0", que é o padrão do ubuntu(mint tb). Mas você tb pode mudar "SE QUISER" para, por exemplo: "192.168.0.1". Feito isso, configure os outros PCs para obter o IP automático (DHCP). Então o IP deles estará dentro da range "10.42.43.2 à 10.42.43.254", ou se vc mudar o IP do compartilhamento como mostrei antes, poderá ficar com a range "192.168.0.2 à 192.168.0.254".

Espero que sirva pra alguém isso tb. Abraços!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.