Inspiron 1545: como configurar internet wired e wireless no Mint 12 64b?

mistomisto Pedro Vieira
Boa tarde,

sou novo no fórum e no uso de linux (no caso, mint), apesar de trabalhar com uma outra distro baseada em ubuntu (somente uso básico)

dei uma vasculhada no Fórum e não achei algo que me auxiliasse, então, vamos ao problema

uma amiga pediu pra eu instalar um linux no notebook Inspiron 1545 dela... fiz instalação formatando o SO anterior (W7 pro pirated edition... rs) com o cabo de rede desconectado

ao final da instalação, que ocorreu sem problemas (somente com apedido de estar conectado na net) descobri que o Mint 12 não possuía o drive da placa wireless...

já baixei o referido drive (hybrid-portsrc_x86_64-v5_100_82_112.tar.gz), mas não consigo instalar sem a "module-assistant", pois qdo eu digito os códigos no terminal ele inicia um download de atualização do module-assistant (obviamente mal sucedido pois estou desconectado)

tentei ainda conectar o cabo da minha internet (NET Combo), mas não faço [b]a menor idéia[/b] do que fazer pra configurar a internet por cabo (não precisa "username" e "senha")... neste caso, gostaria tb de alguma configuração adsl (speedy)

pois bem, não sei o q fazer, se puderem me ajudar, agradeço!

big hugs

P.S.(1): se escrevi besteiras, levem em consideração que sou totalmente noob em linux, terminal, repositório, "tar".... tipo... não sei nada mesmo... rsrs

P.S.(2): se já existe algo no fórum respondendo isso, peço perdão... realmente procurei e não achei

Comentários

• editado janeiro 2012
    Caro Pedro, primeiramente, seja bem-vindo a esta comunidade!

Pra vc. que está chegando agora, sugiro a leitura deste texto (é só clicar): [u][url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1830&forum=1]Recomendações aos novos usuários[/url][/u].

Pedro, escrever em [b]maiúsculo[/b] nos títulos ou nos corpos das mensagens é desrespeito às regras gerais deste Fórum. Por favor, leia as Regras Gerais e os Termos de Uso, cujos links constam na página inicial. A leitura é obrigatória para um bom uso deste espaço e para uma boa convivência!

Outras recomendações: edite sua mensagem, substituindo os termos em maiúsculo por minúsculo e não use nos títulos expressões como "Socorro", "Por favor, me ajudem" ou coisas do tipo. Use apenas os prefixos para expressar a sua necessidade. No texto que indiquei, fala-se sobre o uso dos prefixos.

No mais, espero que este Fórum lhe seja útil e agradável e possamos partilhar o conhecimento.

[b]Fique com Deus.[/b]
  • mistomisto Pedro Vieira
    editado janeiro 2012
    andei vasculhando a net pra resolver esse probleminha e, pensando no fato do Mint ser [b]ubuntu like[/b], verifiquei alguns fórum do ubuntu...

acabei achando esse link aki (http://ubuntugk.wordpress.com/2010/02/20/wireless-dell-no-ubuntu-9-10/)

alguma chance do cd do Mint servir pra isso?
    em caso negativo, alguma chance do cd do Ubuntu servir pra resolver o problema no Mint? (meus vastos conhecimentos de leigo me dizem que sim... rs)

bom, se uma boa alma puder me adiantar a resposta agradeço... do contrário, acho que vou tentar no finde...

se não conseguir, talvez eu tente instalar o Ubuntu (apesar de achar ele meio feio, sabe, marrom-cocô... rsrs)

God bless u all
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.