Unity e a migração Ubunto-Mint
misto
Pedro Vieira
Primeiramente, apesar de Unity ser ambiente gráfico, achei mais adequado colocar esse tópico nesta sessão, pois a ênfase não é propriamente o ambiente gráfico, mas as motivações pessoais dos usuários Mint ([b]usabilidade e impressões[/b], não meros dados técnicos), especialmente os que migraram do Ubuntu
Antes de instalar o Mint no noitbruick de uma amiga minha, eu não conhecia nada desse SO, além de algumas notícias de que muitos usuários Ubuntu estavam descontentes com o Unity e estavam migrando para outras plataformas, especialmente o Mint
Entonces, queria saber quais as motivações de descontentamento com um e migração pro outro.
[b]Aqueles que foram Ubuntu users, mas mudaram de SO[/b], podem opinar aqui.
[b]Também são válidas as experiências de Mint users (gnome, kde...) que tiveram muito contato[/b] com Ubuntu e seu Unity
Antes de instalar o Mint no noitbruick de uma amiga minha, eu não conhecia nada desse SO, além de algumas notícias de que muitos usuários Ubuntu estavam descontentes com o Unity e estavam migrando para outras plataformas, especialmente o Mint
Entonces, queria saber quais as motivações de descontentamento com um e migração pro outro.
[b]Aqueles que foram Ubuntu users, mas mudaram de SO[/b], podem opinar aqui.
[b]Também são válidas as experiências de Mint users (gnome, kde...) que tiveram muito contato[/b] com Ubuntu e seu Unity
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Atualmente utilizo ambas as distros(Ubuntu e Mint) e mais o BigLinux além de já ter experimentados as versões do Ubuntu com outros ambientes gráficos (Xubuntu, Kubuntu, etc...). Em breve vou partir para experimentar outras distros um pouco mais "hardcores", como forma de aprofundar conhecimentos.
O que posso dizer é que realmente alguns usuários estão vindo para o Mint pelo fato de não terem se adaptado ao Unity. Acredito que isso ocorra pela mudança radical em relação ao padrão anterior (Gnome 2), tanto é assim que os que mais sentem são exatamente os usuários antigos. Apesar de não ser um usuário "tão antigo assim" me incluo aqui nesse grupo, e esse é o motivo de no momento estar utilizando o Ubuntu 10.04.3 LTS e não as novas versões com Unity.
Um exemplo claro que posso te mostrar é o que ocorreu aqui em casa. Experimentei o Unity e não me adptei bem, a patroa então nem se fala, já as crianças praticamente não reclamaram, para elas era indiferente.
Estou no aguardo do lançamento da nova versão 12.04 LTS para substitui o meu Ubuntu 10.04.3 "velho de guerra". Vou tentar mais uma vez, com um pouco mais de paciência ver se me adapto ao Unity (talvez nem seja preciso, pois segundo as notícias mais recentes o Ubuntu 12.04 virá com um novo ambiente, mas de qualquer forma exigirá adaptação).
Em resumo o que acho é que o Unity é muito bom, pra não dizer excelente, porém quando utilizado em dispositivos portáteis. Sua utilização em desktops, com o padrão mouse e teclado ao invés do "touchscreen" ou "magic pen" dos tablets, não se mostra tão prática.
Em resumo, essa é a minha opinião. Obviamente há aqueles que se adaptaram muito bem ao Unity e o utilizam sem maiores problemas. Essa, aliás, é o verdadeiro encanto do software livre, essa liberdade que nos é proporcionada de escolher a distro que melhor se adpta as nossas necessidades e não o contrário.
Grande abraço.
Quanto a migração vou lhe falar tecnicamente, neste PC do qual lhe escrevo o Mint roda sem os seus efitos e sem o gnome-shell mas roda; o ubuntu 11.10 e o seu unity não rodam nem com muito malabarismo da minha parte então se fosse para eu continuar usando a familia ubuntu teria que optar pelo KDE, mas ai ia preferir o BigLinux (como é), o problema do unity não é com adaptação da minha parte a tecnologia evolui quer nós querendo ou não, o problema é de uma migração anterior a do (R)wuínas para o Gnu/Linux que fiz por justamente o meu hardware já não suportar mais a evolução Micro$oft e O linux ter a fama de ressucitar harwares antigos testei e cá estou.
O unity e a Canonical ao meu ver estão acabando/matando essa fama do Gnu/Linux ressucitador de carroças como as minhas.
T+