Linux Mint 64 bit não reconhece 4 GB de RAM

editado janeiro 2012 em Hardwares e Periféricos
Olá pessoal,

Sou novo usuário de Linux e, após pesquisa na internet e seguindo recomendações, optei por este bem conceituado SO que é o Linux Mint.

Vejam se podem me ajudar...

Possuo um PC com placa mãe ASUS P5VD2-MX (que suporta até 4 GB de RAM) e processador Core 2 Duo E6300. Recentemente, adquiri 2 pentes da Kingston de 2 GB (KVR533D2N4/2G) para aumentar a RAM. Sei que em SO de 32 bit só é possível reconhecer até 3,2 GB de RAM. Por isso, instalei a versão 64 bit do Mint 12 (Lisa). Porém, quando vou em Aplicativos/Sistema/Config. do sistema/Informações do sistema é informado que possuo 3,1 de RAM.

O que devo fazer para o sistema rconhecer toda a memória? (4GB)

Já atualizei a BIOS da placa-mãe para a última versão.

O problema é o chipset (VIA P4M890) ?

Caso eu não consiga fazer com que os 4 Gigas sejam reconhecidos, seria melhor então usar a versão 32 bit do Mint, que já ouvi dizer ser mais estável ?

Desde já, agradeço.

Comentários

• editado janeiro 2012
    Olá GBLima,

Antes de tudo seja muito bem vindo ao fórum e a comunidade Mint.

Aproveite também para dar uma olhada no link "Recomendações aos novos usuários" para conhecer as regras do fórum e obter outras informações importantes.

Quanto ao seu problema, antes de ajudar gostaria de saber a resposta para duas perguntas.

Você está utilizando a placa de vídeo onboard ou uma placa off board?

Durante o processo de boot os sistema reconhece quanto de memória? Caso não consiga observar entre na BIOS e veja a quantidade de memória reconhecida.

Grande abraço.

PS: Estou desconfiado do colega ter se confundido e instalado a versão 32 bits ao invés da 64 bits. Em todo o caso abaixo estão os links corretos para versão 64 bits. (Versão CD e DVD). Dê preferência ao segundo link (Versão DVD) por já vir com os codecs instalados.

http://www.linuxmint.com/edition.php?id=93

http://www.linuxmint.com/edition.php?id=95
  • editado janeiro 2012
    Olá Hugo,

Uso video on-board compartilhando 64 MB apenas.

Na BIOS, os 4096 MB são reconhecidos.

é o de 64 bit, sim. A ferramenta de informação do sistema confirma
  • editado janeiro 2012
    Apareceu:

x86_64
  • editado janeiro 2012
    Por eliminação, suponho que a limitação seja por culpa da placa-mãe mesmo, pois vi que várias pessoas que comentaram esse problema com esse modelo da ASUS, mas não vi qualquer soluçao para os casos.

mesmo com só 3 GB reconhecidos vale a pena continuar com a versão 64 bits ?

Li em alguns sites que para qualquer SO 64 bits é recomendável usar quando possuimos a partir de 4 GB de RAM.

Obrigado mesmo pela ajuda
  • editado janeiro 2012
    Creto,

Marquei para instalar alguns pacotes, mas deu erro
  • ChueriChueri Edu Chueri
    Desenterrando esse tópico... estou com esta mesma placa mãe (P5VD2-MX).

Em breve vou espetar nela um core 2 duo e 2Gb de RAM.

Pergunto: o Linux-Mint é compatível com esta placa? Tanto no som onboard quanto no vídeo onboard?

Desde já agradeço e desculpe por pegar carona...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.