Instalar Mint 12 em tabela de partição GPT

Boa noite!
Em pesquisas recentes eu me interessei muito pela tabela de partição GPT que me possibilita ter várias partições primárias (não apenas as 4 partições permitidas pela tabela msdos).
Então resolvi fazer uma nova instalação do Mint 12 agora com tabela de partições GPT. Acontece que o instalador do Mint não me deu a opção para eu criar uma nova tabela de partição GPT...
Então decidi usar o live cd do GParted para criar uma nova tabela de partição GPT. Até aqui ocorreu tudo bem.
Mas quando eu fui reinstalar o Mint, na hora de particionar o disco, o instalador não me deu a opção para criar uma partição de boot (BIOS Boot) como é requerido pela GPT, já que não tem MBR...

Enfim, minha pergunta é: eu tenho como instalar o Mint em uma tabela de partição GPT?

Comentários

• rweurweu rweu
    editado janeiro 2012
    Bom dia a todos,

Te confesso que não conhecia esse método de partição, e me parece bem promissor.
    Porém, li reli essa matéria http://www.ibm.com/developerworks/br/linux/library/l-gpt/ e volto a confessar que não cheguei a uma conclusão!, será que o Mint não é GPT-Aware??

Segue abaixo trecho retirado do link:

Citação

"Como o GPT incorpora um MBR protetor, um computador baseado em BIOS pode fazer boot de um disco do GPT usando um loader de boot armazenado na área de código do MBR protetor, mas o loader de boot e o sistema operacional devem ambos ser GPT-aware. O EFI inclui seu próprio loader de boot, então você pode fazer boot de um disco do GPT em um sistema baseado em EFI."

Aguardemos mais alguém se manifestar em relação ao uso.

Boa sorte!!
  • editado janeiro 2012
    Olá, felipevsw, eu tenho uma máquina virtual no virtualbox, com tabela de partição GPT, aonde estão instaladas trẽs distros: Ubuntu, Kubuntu e Linux Mint 12. E está a funcionar perfeitamente, e até o presente problema sem nenhum problema.
    Portanto, creio que dá sim.
    Atenciosamente, Henri1977.
  • editado janeiro 2012
    O que eu quero fazer é praticamente a mesma coisa: eu tenho um HD SATA de 250GB sobrando, então decidi fazer dele um HD Linux-only (Sim eu uso Windows, já que não tem como jogar Batman Arkham City no Linux hehehe), instalando diversas distribuições diferentes e também diferentes variações das mesmas distriuições, já que estou sempre tentando coisas novas e reportando bugs.

Eu sempre fiquei com um pé atrás quando se trata se partições extendidas (nem Swap eu uso partição extendida)... Sei lá, tenho a impressão de que vou perder performance (nunca fiz nem li benchmarks sobre isso), mas enfim...

Até onde eu sei GPT já é o padrão no Fedora 16 (a não ser que ele já detecte no disco uma tabela de partições msdos, aí ele mantém msdos). Talvez então eu instale o Fedora primeiro e o Mint depois para criar a GPT pelo Anaconda.

Henri1977, tu criaste a GPT através do instalador do Ubuntu/Mint?? Vou fazer um teste aqui no Virtualbox também (já que ele cria um vHD zerado mesmo aos olhos do instalador)... Talvez no meu HD de 250GB ainda tenha ficado um vestígio de msdos, por isso o instalador do Mint já tenha presumido que eu teria uma tabela de partição msdos e não me desse a opção para criar uma GPT.

Vou continuar fazendo testes aqui, quando tiver atualizações nos resultados posto aqui.

Abraço
  • editado janeiro 2012
    Até onde eu vi nos meus testes não dá para instalar o Mint com GPT...

Abaixo segue um print do particionador do Anaconda (Fedora 16) que por padrão já criou uma tabela GPT e me dá a opção "BIOS Boot" no "Filesystem type". Opção essa que não tem no instalador do Mint. O que me leva a crer que não dá. (Pelo menos em uma instalação padrão, a não ser que dê colocando algum parâmetro no kernel na inicialização)

Vou criar um tópico no fórum internacional também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.