Google sumiu da barra lateral de pesquisa no Firefox. Como restaurar?

editado janeiro 2012 em Aplicativos
Olá pessoal,
alterei o google.xml para me livrar da incoveniente busca personalizada do mint (que obriga a usar e não dá opção de remover) e funcionou. De repente ao fechar e abrir o Firerfox sumiram as opções de mudar o mecanismo de pesquisa na barra lateral do firefox, restando apenas DuckDuckGo, Amazon e Wikipedia (en).
Já fui em "Organizar pesquisas..." > "Adicionar pesquisas" mas apenas abre uma página do mint falando sobre o assunto e não dá opção de instalar o Google search engine.
Como resolver esse problema?

Comentários

• editado janeiro 2012
    Veja se isso ajuda:

http://br.mozdev.org/firefox/campo-de-pesquisa
  • editado janeiro 2012
    Infelizmente não.

Esse tutorial é para uma versão antiga do Firefox, fundação Mozilla tá meio relaxada.

Tentei a exclusão do aquivo "search.sqlite" mas não houve efeito algum, ao reiniciar apareceram os três mecanismos de busca que já estavam disponíveis. O arquivo é criado automaticamente quando o firefox inicial.

Pela página até tive a ideia de criar um novo perfil que talvez viesse com a configuração inicial contendo o Google seach, mas o novo perfil iniciou apenas com os três mecanismos sem o Google.

Pena que a barra de de endereço do Firefox não funcione como campo de busca, como ocorre no Chrome. Assim o problema poderia ser contornado.
  • neofitoneofito neofito
    editado janeiro 2012
    Tente em: No Firefox na barra de pesquisa, click na seta onde esta os sites de pesquisa ( Mercado livre, wilquipedia etc) Click em Pesquisar, vai entrar em uma pagina e nesta Pagina tem vários sites, non Comercial e Comercial neste existe vários, escolha o google ou outro que de sua preferencia.
    Boa sorte!!
    OBS: La mesmo onde esteve , esta em ingles, e exite sites non comercial e comercial , aqui exite opção para vários sites de pequisa, inclusive o Google!!
  • editado janeiro 2012
    Obrigado pela dica, mas já tentei esse procedimento, conforme escrito na primeira mensagem.

Sacanagem obrigar a usar a busca personalizada péssima do Mint. Tive que fazer a gambiarra pra tirar e agora o navegador ficou menos prático devido ao problema.
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado janeiro 2012
    [quote]
    virtualhjs escreveu:
    Olá pessoal,
    alterei o google.xml para me livrar da incoveniente busca personalizada do mint (que obriga a usar e não dá opção de remover) e funcionou. De repente ao fechar e abrir o Firerfox sumiram as opções de mudar o mecanismo de pesquisa na barra lateral do firefox, restando apenas DuckDuckGo, Amazon e Wikipedia (en).
    [b]Já fui em "Organizar pesquisas..." > "Adicionar pesquisas" mas apenas abre uma página do mint falando sobre o assunto e não dá opção de instalar o Google search engine.[/b]
    Como resolver esse problema?[/quote]
    Nessa página que se abre meu caro amigo, só se ai não aparece as opções de inserir novos mecanismos de busca.
    A página está em inglês, correto? Se sim, role a página para baixo até encontrar vários ícones de sites você irá ver entre ele dois do google o do próprio [b]Google[/b] e [b]Google Scholar[/b] clique em cima desse primeiro: ==> Google e pronto.
    [b]É só clicar na imagem com o direito e pedir para abrir em nova aba[/b](zoom)
    [img width=200]http://i.imgur.com/3hxe3.png[/img]

Espero que isso resolva sua duvida.

T+
  • editado janeiro 2012
    neofito e Creto, este procedimento também já fiz. Como relatado na primeria postagem, aparece uma página sobre os mecanismos de busca, mas não dá pra instalar. Cliquei no mecanismo do Google e apenas abriu esta página: http://www.linuxmint.com/searchengine_google.php Nela não encontrei opção para instalar ele na barra lateral do Firefox.
    Grato por participarem da ajuda.

Hugo Leal, minha barra de endereços não está funcionando como barra de buscas, também. Consegue fazer isso no seu Firefox? Estou usando a versão 9.0.1.
  • editado janeiro 2012
    Creto, ao clicar no icone do Google apenas aparece uma página contendo instruções de como configurar o mecanismo do Google já existente, disponível como opção. Mas no meu caso não está. Preciso recolocar ele para depois selecionar ele como opção de busca.

Hugo Leal, coloque o endereço do Google na "keyword.URL", como orientado. Quando tento usar a barra de endereços como barra de buscas dá página não encontrada, pois ela ainda esperar que se digite apenas URLs. Que coisa...

Probleminha chato. Imaginem não podere mais fazer uma busca no google apenas selecionando o termo e no clique inverso já abrir uma aba com a pesquisa pronta após clicar na opção. Agora na era das carvernas tenho que selecionar, copiar, abrir nova aba, abrir o site do google, colar e clicar em pesquisar...

Não encontro a página oficial do Google que adiciona o mecanismo do Google no site. Em vez de abrir abre a página do Mint que não ajuda em nada quando clico em "Adicioanar pesquisas"
  • editado janeiro 2012
    Finlamente resolvi o problema.

Encontrei esta página: http://mycroft.mozdev.org/google-search-plugins.html

Cliquei em "Google BR - páginas da web", foi disponibilizada a opção de adicionar o mecanismo do Google para busca.

Na inutil página do Mint não havia link para fazer essa instalação. A proposito, é possível configurar o link "Adicionar pesquisas" para abrir qualquer página. O pessoal do Mint configurou para abrir uma página que só serve para ensinar a mudar o mecanismo de pesquisa, não a instalar novos. Inutil...
  • editado julho 2015
    aki nesse passo a passo você consegue fazer essa alteração em definitivo.
    http://www.superdownloads.com.br/materias/6778-altere-mecanismo-de-busca-do-navegador.htm
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.