Incoerência na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

editado janeiro 2012 em Café com Menta
Bem, todos sabem que o Ministério da Educação, junto as Secretarias de Educação, teoricamente "incentiva" o uso do Linux nas escolas, com o fim de cortar gastos com a aquisição de licenças para instalação de SOs proprietários em milhares de computadores da rede pública de ensino e para o programa de distribuição de computadores pessoais (minilaptops) para alunos de comunidades de baixa renda.

Pois bem, nas escolas públicas do Rio de Janeiro, todos os computadores usam o Linux Educacional, com exceção dos computadores da secretaria, que usam Windows xp. Esses computadores estão a disposição dos alunos e dos professores para tarefas diversas, desde aulas informatizadas até tarefas como pesquisas e lançamento de notas no sistema OnLine chamado Conexão Educação. Os professores também recebem laptops, que em sua maioria vem sem sistema ou com um Linux instalado (em alguns casos eles vem com um Win xp de procedência duvidosa... Mas isso é outra história) que deveria ser usado para fins pedagógicos. A maioria dos professores usa também seus computadores pessoais para fazer o lançamento de notas OnLine, porque a internet disponibilizada pelo estado é uma b$#t@.

Agora, vejam só a notícia veiculada pela Secretaria de Educação no próprio site do Conexão Educação:

“Para garantir maior efetividade no uso do Conexão Educação, informamos que o sistema é homologado para uso através dos navegadores Internet Explorer 7.0 e 8.0.
O uso do sistema através de outros navegadores pode ocasionar algum comportamento fora dos padrões normais de funcionamento, previamente homologados. Caso algum comportamento deste tipo venha a ocorrer, favor realizar a operação utilizando um dos navegadores homologados. Caso o comportamento fora do normal continue a ocorrer, favor entrar em contato conosco através da central de relacionamento.”

Me digam: como o governo pretende incentivar o uso do Linux e, ao mesmo tempo, combater a pirataria, se homologa o seu sistema apenas para o navegador do Bill Gates, que é, por sinal, o único disponível que não é multiplataforma? Se os únicos computadores com o Windows nas escolas são inacessíveis aos professores e a maioria deles não ganha bem o bastante para comprar um Windows original, qual é a solução para fazer o lançamento de notas OnLine? É o governo estimulando os docentes a adquirir um SO pirata...

Pode isso?

Comentários

• editado janeiro 2012
    Realmente não faz sentido algum. Não tenho nem palavras para comentar um absurdo desses.

Um governo dizer incentivar o software-livre e depois "obrigar" que se use o IE. Onde está a lógica disso?
  • editado fevereiro 2012
    [quote]
    mahjunia escreveu:
    ... (Atenção moderas, o texto só tá em maiúsculas porque é assim que estava no site. Eu só copiei e colei)[/quote]Grato pelo cuidado em informar, meu caro. Isto é prova de sua atenção às regras. Parabéns! Mesmo assim, é função nossa ser chatos... :cry: :-D Vc. pode editar, por favor? Grato.

Obrigado por compartilhar.

[b]Fique com Deus.[/b]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.