Travamento no Linux Mint 11

Mais uma vez venho recorrer aos amigos do Fórum. Tenho o LM 11 e estou tendo um problema que vem me chateando muito. O sistema, do nada, trava geral. Nem Ctrl+Alt+Backspace resolve. Não estou rodando nada pesado na máquina, só mesmo navegando, abrindo arquivos de texto ou digitando um trabalho. Em uma dessas travas eu até consegui verificar o desempenho da máquina e achei normal, em torno de 500 mb no uso da memória e entre 20 e 30 % no uso da CPU. Tive problemas com maiores freqüências quando estava testando o LM 12 e isso me fez usar o 11. A configuração da máquina é a seguinte:

SO – Linux Mint 11 - 32 bits (Gnome)
Processador: Intel Dual Core 2.7ghz
Memória: 04 gb ( 2 pentes de 1g cada e 01 pente de 02gb) DDR 2 – somente 03 gb são reconhecidos
Placa de vídeo: NVidea 8500 GT 512 mb
HD: Samsung 160 gb

Não manjo muito de configuração, mas o driver da placa de vídeo instalado é o recomendado, existe outra opção que é “alguma coisa 173 updater”, se não me engano, eu até alterei pra essa, mas ficou pior, então ativei a recomendada novamente.

Desde já agradeço aos que me ajudarem.

Fiquem na paz.

Comentários

• CretoCreto Paulo Benedito
    editado fevereiro 2012
    Já fez o [b]sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade[/b] enfim atualizou todo o sistema?

T+
  • editado fevereiro 2012
    Colega,

Esses problemas de travamento existem desde que o Mint 11 foi instalado ou começaram apenas a algum tempo?

As placas de vídeo NVidia, especialmente as mais antigas como a sua, às vezes dão um pouco de trabalho para configurar corretamente. Então o negócio é ter um pouco de paciência e seguir as dicas do tutorial indicado pelo nosso colega Creto.

Tenho percebido que o KDE apresenta uma melhor compatibilidade com essas placas NVidia, sendo assim sugiro ao colega fazer um teste: Crie um DVD-Live ou USB-Live do Mint 12 KDE e teste para ver se o sistema funciona bem. Consegui resolver um problema parecido no PC de meu sobrinho simplesmente seguindo esse procedimento, ou seja, trocando a versão Gnome pela baseada no KDE.

Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.