Satisfeito (cada vez mais) com o Linux Mint

Olá, pessoal!
Quero, depois de quase 3 meses usando o Linux Mint, deixar minhas impressões sobre o sistema.
Depois de experimentar Ubuntu, Big Linux, Fedora, Satux, Librix, Lubuntu, decidi experimentar o Linux Mint. Gostei do que vi, e instalei primeiro o Mint 11 (isso foi uns dias antes de sair o 12), e fiquei impressionado com a velocidade de processamento e quantidade de recursos, além da facilidade de uso.
Como eu já disse em outras mensagens, sou um usuário comum, sem conhecimentos técnicos de informática. Uso o computador para acessar a Internet, editar textos, escanear e imprimir alguns documentos, descarregar fotos e outros arquivos de dispositivos externos, ouvir música, ver filmes e às vezes jogar "Paciência" (fora esse, não jogo nada)... Para mim, um sistema como o Mint é mais do que satisfatório!
Meu computador (comprado em 2008) veio com Windows Vista, que mantive; mas quase não tenho usado o Vista em casa (no trabalho só usamos Windows). E como usuário, por motivos profissionais, do Windows, trago também alguns vícios, que tento extinguir ou diminuir no Linux, como a preguiça de usar comandos de terminal (os comandos de teclado mais comuns eu uso, seja no Windows, seja no Linux). Mas hoje já utilizo diversos comandos no Terminal, principalmente para atualizar o sistema ou instalar algum programa dos repositórios. É mais prático e confiável, deve-se reconhecer; só precisamos memorizar os comandos ou tê-los sempre à mão.
Gostei muito do visual do Mint, por isso o instalei. Depois de um tempo, baixei o Mint 12 e instalei. No começo, não gostei muito do padrão; não por causa do Unity, que já tinha experimentado no Ubuntu e Fedora, mas porque em minha máquina o painel apresentava uns “defeitos”: alguns ícones duplicados, além de não ser possível, como no Ubuntu, pôr todos os atalhos que se quer na barra lateral (que não tem a rolagem do Ubuntu, e os ícones das extremidades ficam escondidos).
Alterei o ambiente para o Mate. Mas resolvi instalar o Linux Mint Debian Edition, que estou usando agora e é, na minha opinião, ainda melhor e mais rápido que os outros. Tenho usado muito o LibreOffice (que já usava no Windows) e o resultado é excelente.
Gostei também da atenção dada a todos pelos responsáveis por este fórum. Fui bem recebido e minhas dúvidas (algumas delas bem pueris, reconheço), foram esclarecidas pelos colegas usuários, com a maior boa vontade e atenção. É esse um dos fatores que tornará cada vez mais o Linux e suas distribuições mais conhecidos do grande público. Creio que chegará o momento em que o Linux deixará de ser uma opção, para se tornar uma necessidade dos usuários de computadores.
Por isso, estou satisfeito com o Linux Mint (Debian Edition). Em meu humilde blogue pus um link para este fórum, de modo que os meus visitantes (que são poucos, reconheço) possam, se quiserem, conhecer essa distro e o Linux.
Obrigado!

Comentários

• editado fevereiro 2012
    JCAPedrosa,

Todos nós da comunidade Mint ficamos muito felizes ao ver o quão satisfeito você está com a distro.

Para o usuário comum, que necessita apenas executar as atividades descritas por você, o Mint é realmente um substituto perfeito do Windows. Além disso também tem excelentes recursos, mesmo para usuários médios e avançados.

Grande abraço e fique com Deus.
  • editado fevereiro 2012
    Obrigado, colegas, pelos comentários.
    Como não tenho muito tempo para escrever, meu blogue (ou blog, como queiram) está um pouco defasado, com poucas postagens. Tenho muitos artigos que estou revisando e porei lá depois, mas vai demorar um pouco. Vou atualizar a nota das postagens, porque agora uso o LMDE, não mais o Lisa.
    Dei ênfase à velocidade de processamento porque é o que mais chama a atenção de um novato, depois do visual peculiar das distribuições Linux, e do Mint em particular.
    Estou também pesquisando um pouco sobre Linux (coisa básica), e espero que no futuro eu possa colaborar também com este fórum, não só fazendo perguntas...
    Até!

P. S.: Para não perder o costume, vou aproveitar um tópico já existente e pedir uma orientação sobre boot. Grato.
  • editado fevereiro 2012
    Obrigado, Creto. Eu já tinha baixado algum material desse tópico. Muito bom!
    A apostila do Tales A. Mendonça é boa também, mas está desformatada (acho que na transformação em PDF aconteceu isso, com palavras sobrepostas).
  • editado fevereiro 2013
    O Mint é simplesmente fantastico. E não apenas para usuários comuns. É para todos os tipos de usuários.

Só sofre com windows e mac os quem quer!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.