é possível instalar MINT em um pendrive? Uso MacOS

Boa noite meus amigos, eu tenho um macbook e já instalei nele debian e outras distros, mas atualmente não quero usar/dividir, minha máquina com outro sistema operacional, por isso gostaria de instalar o Mint em um Pendrive. Achei um site que auxilia porém o método e o programa que tal site coloca em disposição são para windows. Alguém pode me ajudar com a situação no mac?
Tenho um pendrive de 16gb.

Comentários

• editado fevereiro 2012
    [quote]
    pmurad wrote:
    Boa noite meus amigos, eu tenho um macbook e já instalei nele debian e outras distros, mas atualmente não quero usar/dividir, minha máquina com outro sistema operacional, por isso gostaria de instalar o Mint em um Pendrive. Achei um site que auxilia porém o método e o programa que tal site coloca em disposição são para windows. Alguém pode me ajudar com a situação no mac?
    Tenho um pendrive de 16gb.[/quote]

Você pode encontrar o procedimento dando uma pesquisada no Google mas ele é bem mais complexo do que no Windows ou no Linux. Sugiro que você baixe a ISO no seu MAC e grave-a no Pendrive. Então, numa outra máquina com Windows ou alguma distro linux, crie o Live-USB utilizando a ISO que baixou. Com o pendrive bootável o Mint está pronto para uso e pode ser utilizado sem problemas.
  • editado fevereiro 2012
    [quote]
    Olá mahjunia,

Há sim, mas (lá vem o mais) é necessário também certo conhecimento com edição de arquivos do grub e etc., tutorial tem um (lembrando) o seu HD externo será o mesmo que um Pendrive, portanto tente seguir este tuto com calma e uma leitura bem aplicada antes de fazer, para economizar a perca de tempo

Várias distro em unidade de armazenamento móvel

Espero lhe ter sido útil de alguma forma.

T+.[/quote]

Vou dar uma lida com calma nesse tuto. Muito obrigado amigo Creto! Sabia que você não me deixaria na mão.
    Um abraço a todos!!!
  • editado fevereiro 2012
    Desculpem minha insistência mas realmente desejo ter essa distro. Em um dos links que nossos amigos acima passaram encontrei a seguinte informação sobre como tornar um pendrive bootavel:
    Tornando Pendrive Bootável

[i]Para tornar um pendrive bootável é necessário ter um bootloader gravado no pendrive e bootstrap gravado na MBR do mesmo.

A partição do pendrive que será usado deve estar com sistema de arquivos fat32.

Esclarecimentos:

1º) Não testei com sistemas de arquivos ext2/3/4 apenas com fat32.

2º) Para explicar estarei supondo que o pendrive é o arquivo de dispositivo /dev/sdb, mas é recomendável verificar qual é o arquivo de dispositivo referente ao pendrive que será usado na sua maquina, caso indique o arquivo de dispositivo diferente poderá perder dados.

3º) Todos os comandos devem ser executados com o usuário root.

Aplicando o sistema de arquivos fat32 no pendrive:

# mkfs.vfat -n multiboot /dev/sdb

Criando diretório que será usado para montar o pendrive e montando o pendrive:

# mkdir /media/pendrive
    # mount /dev/sdb /media/pendrive

Gravando o grub2 no pendrive e gerando o arquivo de configuração do grub2 (grub.cfg):

# grub-install --force --no-floppy --root-directory=/media/pendrive /dev/sdb
    # grub-mkconfig -o /media/pendrive/boot/grub/

Obs.: se não for gerado o arquivo grub.cfg, renomeie o arquivo .new para grub.cfg:

# mv /media/pendrive/boot/grub/.new /media/pedrive/boot/grub/grub.cfg

Pronto agora seu pendrive está bootável. Só falta armazenar os sistemas que deseja instalar pelo pendrive no mesmo.[/i]

O problema é, como faço isso de um macOS, uma vez que os comandos dados parecem já serem dentro do próprio sistema... preciso de mais informações. Por favor!
  • editado março 2012
    Última vez que venho aqui falar sobre esse problema, creio ter encontrado uma solução viável para esse problema.
    http://unetbootin.sourceforge.net/
    Dêem uma olhada, pode ajudar várias pessoas aqui.

Obrigado :hammer
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.