Olá, iniciante Linux na area ... ( Duvida sobre Dual Boot )

Olá, boas a todos,

Eu não vou repetir claro a [url=http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,93212.0.html]minha história[/url] ... eu sou um Iniciante Linux e vim ter aqui ao Linux Mint seguindo as óptimas orientações dos colegas Ubuntu.

A minha duvida é: tem como testar o Linux Mint em dual boot ?

É que só tenho uma máquina disponivel por enquanto para os testes e não tem como formatar a maquina por enquanto para instalar o Linux e deixar de lado o outro sistema da M$.

Terei mesmo de arranjar uma máquina suplementar para testar o Linux Mint ?

Obrigado a todos pelo possivel feedback =)

Comentários

• editado março 2012
    Companheiro,

Antes de tudo seja muito bem vindo ao Fórum Mint Brasil.

Aproveite e dê uma lida nas [url=http://www.linuxmint.com.br/c/regras_do_forum]Regras Gerais do Fórum[/url].

Quanto ao seu questionamento a resposta é: Sim, é completamente possível.

Para você ter uma ídéia em meu laptop tenho instalado o Windows e mais três distros Linux em quad-boot.

Tudo que você tem que fazer é verificar se há espaço no HD e se as quatro partições primárias já não estão ocupadas.

Qualquer dúvida é só dar uma pesquisada no fórum e em nossa Wiki que há bastante material sobre o assunto. Se ainda assim não conseguir é só perguntar que iremos ajudá-lo.

Abraço.
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado março 2012
    Olá seja muito bem vindo ao Portal Linux Mint Brasil, caro Neo_Pt!

Recomendações foram dadas, agora primeiro lhe digo uso 4 distribuições GNU/Linux em apenas um HD de 160 GB e mais três distro em maquina virtual, mas (hoje) nenhum M$, mas já usei sim, mas o que é importante para que o fórum possa lhe auxiliar é: [b]qual versão do M$[/b], você tem instalado ai?

E mais, sabe dizer ao fórum como está ou se está particionado esse HD?

Esperamos que goste da distro e do nosso fórum. Vi seus post lá no ubuntuforum-br

T+
  • editado março 2012
    Ola Boas e obrigado a todos pelas boas vindas. 13 Distros ?????? Carago tb nunca tinha ouvido falar de alguem, vai que és recordista mundial companheiro lolol.

Então, sobre o assunto é o seguinte, eu tenho neste momento o Ubuntu em dual Boot, mas vou tirá-lo para colocar o Mint no lugar.

Falando de partições, devo ter apenas as duas do Win 7. A de sistema com 8 mega ( ou giga não me lembro ) e a grande em que trabalho.

A minha duvida é, se eu baixar aquela versão do Mint que trás o Windows Instaler, dá para criar partições com ela ? Ou tenho de criar partições com o partition magic por exemplo ?
  • editado março 2012
    [quote]Então, sobre o assunto é o seguinte, eu tenho neste momento o Ubuntu em dual Boot, mas vou tirá-lo para colocar o Mint no lugar. Falando de partições, devo ter apenas as duas do Win 7. A de sistema com 8 mega ( ou giga não me lembro ) e a grande em que trabalho. A minha duvida é, se eu baixar aquela versão do Mint que trás o Windows Instaler, dá para criar partições com ela ? Ou tenho de criar partições com o partition magic por exemplo ?[/quote]

Tá, deixa eu ver se eu entendi: seu HD tem dois sistemas em dual boot: o Win 7, que ocupa duas partições e o Ubuntu ocupando o restante do disco, certo?
    Se for este o caso, o jeito mais simples de fazer a instalação é o seguinte:
    1- baixe a imagem do Mint (Live DVD, Gnome, KDE ou qualquer outro que se adeque as suas necessidades). Grave a imagem em um disco ou crie um Live USB.
    2- No Win 7, vá em Painel de controle>ferramentas administrativas>gerenciamento do computador. Do lado esquerdo da tela vai aparecer entre outras uma opção chamada "gerenciamento de disco". Clique nela e espere a tela abrir. Surgirá uns gráficos onde você poderá identificar os discos do seu computador. Encontre a unidade onde está instalado o Ubuntu. Normalmente é a unidade que não está identificada com uma letra, uma vez que não está formatado em NTFS. Clique com o botão direito nesta unidade e escolha a opção "excluir partição" (cuidado para não excluir a sua partição do sistema ou a de trabalho por engano!!! E lembre-se de fazer backup dos seus arquivos importantes que estiverem no Ubuntu). O espaço onde estava o Ubuntu agora aparece como "não alocado". Deixe assim.
    3- Reinicie o seu computador e dê o boot pelo Live DVD (ou se você tiver criado um Live USB dê o boot pelo seu pendrive). Quando o Mint carregar (aproveite para testar o sistema e ver se o seu hardware é todo compatível com ele) clique na opção que instala o sistema. Proceda com a instalação normal. Quando o instalador perguntar se você quer desmontar as partições já existentes no disco, responda "não". Quando surgir as opções quanto a forma de instalação, escolha a opção "instalar ao lado do Windows 7". Pronto. É só esperar a instalação terminar e reiniciar o computador.

Agora, se você está usando o Ubuntu via Wubi, não faça desta forma. Informe isto aqui, pois aí a forma de remover o Ubuntu e instalar o Mint muda um pouco.

Um abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.