Como voce vê a proposta de distro brazuca única que está por aí?

rweurweu rweu
editado março 2012 em Café com Menta
Bom dia a todos,

O que voces acham dessa idéia?, [b]externem o pensamento seguindo a enquete em Blog:[/b]

Como voce vê a proposta de distro brazuca única que está por aí?

...> http://rweu.blogspot.com.br/

E o Lorenzon, o que pensaria a respeito disso?, seria ainda prematuro? o até mesmo fora de questão?

Boa sorte a todos!!

Comentários

• editado março 2012
    Acho a ideia interessante e com grande potencial de futuro, agora há alguns poréns que devem ser muito bem pensados em relação à essa questão.

A primeira delas é a questão de egos, que o colega inteligentemente já abordou.

A segunda, é a afirmação de que "[b]objetivo desse projeto é descontinuar as atuais distribuições Linux do Brasil[/b]". Essa afirmação de fato passa um sentimento de arrogância e mesmo de falta de respeito aos colegas que desejam continuar seu trabalho de desenvolvimento de forma individual ou em pequenos grupos. Andando por fóruns e sites especializados vi a resposta de colegas envolvidos com o projeto sobre esse questionamento, e percebi que na verdade foi mais uma infelicidade na hora de elaborarem o texto, eles não pensaram que o entendimento da coisa poderia se dar sobre esse ponto de vista e, portanto, não era bem isso que eles queriam. Inclusive afirmaram que respeitam aqueles que desejam continuar seu trabalho de forma individual. O motivo de incluírem essas frase foi por acreditarem ser praticamente impossível que um desenvolvedor consiga conciliar seu trabalho no projeto individual, tocado atualmente, com o futuro projeto #UniãoLivre (o que faz todo o sentido).

Resumindo, sou a favor desse projeto pela ideia da união de esforços em busca de uma objetivo comum e pelo grande potencial que ele possui, com grande probabilidade de gerar uma distro brasileira fantástica, em breve. Porém, o respeito com os colegas, que por acaso não desejarem aderir, jamais pode ser deixado de lado. Um dos pilares da folosofia do software-livre é a liberdade de desenvolvimento, e isso nunca pode ser esquecido.

Desejo, então, boa sorte a todos os desenvolvedores Linux; tanto aos que aderirem ao projeto, quanto aos que preferirem continuar com suas distros de forma individual ou em pequenos grupos.

Abraço.
  • editado março 2012
    Se for organizado de forma coorente e adotando o que cada uma tem de melhor, pode ser uma boa ideia. Mas o que mais me intriga é:

- Ela terá alguma base em outra distro? Se sim, qual?

Porque isso leva ao gerenciamento de pacotes e outras coisas que podem complicar a manutenção de uma distro. Não sei se todas as mencionadas como exemplo são Debian Based ou oq, mas sei que existem custos de tempo e dinheiro que muitas vezes passam despercebidos. Assim, pergunto: quem bancaria a distro?

E mais: ela teria qual frequência de atualização? Quem ficaria responsável por bugfixes e afins?

Ainda não sei se seria viável. Por enquanto, acho que não.

Abraços.
  • ottootto Otto Sá
    editado março 2012
    :idea:
    Pessoal,
    o uniãolivre pode ser viável como mais uma distro comunitária brasileira com criação de pacotes extras e desenvolvimento em conjunto assim como o Epidemic é, Todavia, é necessário mudar os termos da declaração e a linha de pensamento do grupo.
    o epidemic gnu linux é um desenvolvimento comunitário e precisa de gente para ajudar no desenvolvimento e já tem diversos pacotes extras. se o união livre se juntasse ao epidemic poderíamos fortalecer mais ainda o epidemic como distro comunitária nos moldes proposto pelo uniãolivre.
    abraços.
    [b][u]PS:[/u] Se for realmente essa a intenção do união livre.[/b]
    :-)
  • editado março 2012
    E de fato, pesou um pouco, acabar com as distros menosres, eu mesm, se tivess um projeto, nao iria acabar com ele assim do nada, mudar o nome, tudo, de fato, a ideia do projeto e boa, pois ao mesmo tempo que a diversidade das distros sao boas, soa ruins, exemplo, usuarios iniciantes, ficam confusos pra escolher no meio de tantas, e outra se reunir, por exemplo um bom numero de desenvolvedores em uma unica disatro serua bom, claro tipo como ja isseram, uma distro comunataria, donos de projetos como o Bruno do BigLinux e sua equipes, iriam ajudar no desenvolvimento de uma so, sem deixar seus projetos de lado, seria legal, mas e claro, teria que ser organizado, e bem administrado, criar uma distro diferente, com foco em u tipo de usuario, no caso do Brasil, uma distro pensada no usuario final, deixando o mais simples possivel, ja que a maioria usa pra acessar a internet, suites de escritorio(office), essas coisas basicas, porque serveria pra todos, no caso de um user mais "expert" ele poderia adicionar os pacotes de sua preferencia para poder fazer suas necessidades, bom e isto, vamos ver no que vai dar.
    Abraco!
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado abril 2012
    Vejam o que descobri sobre esse assunto quando fui dar uma mexidinha no meu blog [url=http://www.talesam.org/blog/fusao-uniaolivre-e-canonical-em-busca-de-um-unico-ideal/]>==>Tales A. Mendonça[/url]

T+
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.