Firewall desabilitado por padrão no logon
Ola pessoal,vocês devem lembrar que há alguns meses atrás eu coloquei aqui varias mensagens
sobre o fato de eu não estar conseguindo ajustar
as medidas adequadas do Mint 11 ao meu monitor de 17".Pois bem,adquiri outro pc e pedi para um amigo meu baixar o Mint 12 pra mim.De primeira,tanto pelo boot do cd como instalado no hd o cd reconhece a minha tela e pega a resolução 800x600 sem nenhuma sobra lateral,o que me leva a acreditar que no caso do outro computador algum virus instalado tinha corrompido o driver de configuração do monitor.Bom,a dúvida agora é outra,neste momento estou navegando e a configuração do firewall é a seguinte:
UDP 50316 * avahi-daemon
UDP 5353 * avahi-daemon
UDP 68 * dhclient
Eu bloqueei todas estas portas,porque de outra forma eu não consigo fazer downloads e a velocidade de navegação inexplicavelmente fica mais lenta também.Mas o pior de tudo é que quando eu instalei pela 1° vez e sempre que tenho que reinstalar,logo no 1° boot o firewall vem desabilitado por padrão e na opção de desktop remoto vem a seguinte opção absurda habilitada por padrão "allow others users to control your desktop",preciso saber se esta opção aparece no mint de vocês ou se é só meu.
Aguardo resposta.
as medidas adequadas do Mint 11 ao meu monitor de 17".Pois bem,adquiri outro pc e pedi para um amigo meu baixar o Mint 12 pra mim.De primeira,tanto pelo boot do cd como instalado no hd o cd reconhece a minha tela e pega a resolução 800x600 sem nenhuma sobra lateral,o que me leva a acreditar que no caso do outro computador algum virus instalado tinha corrompido o driver de configuração do monitor.Bom,a dúvida agora é outra,neste momento estou navegando e a configuração do firewall é a seguinte:
UDP 50316 * avahi-daemon
UDP 5353 * avahi-daemon
UDP 68 * dhclient
Eu bloqueei todas estas portas,porque de outra forma eu não consigo fazer downloads e a velocidade de navegação inexplicavelmente fica mais lenta também.Mas o pior de tudo é que quando eu instalei pela 1° vez e sempre que tenho que reinstalar,logo no 1° boot o firewall vem desabilitado por padrão e na opção de desktop remoto vem a seguinte opção absurda habilitada por padrão "allow others users to control your desktop",preciso saber se esta opção aparece no mint de vocês ou se é só meu.
Aguardo resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
[code]sudo ufw enable[/code]
E ponto final segurança mil vezes maior do que a do outro sistema, tem habilidade e conhecimento com firewalls muito bom tem como fazer mil e um procedimentos de bloquieo e desbloqueio nele, mas garanto até por ser um simples usuário o que me basta é isso.
Conexão lenta é outro fator, não do firewall, mais uma coisa difícilmente isso seria possível:
[quote]800x600 sem nenhuma sobra lateral,o que me leva a acreditar que no caso do outro computador algum virus instalado tinha corrompido o driver de configuração do monitor.[/quote]
Há quem discorde disso mas tenho minhas duvidas, mas não digo que é impossível. A não ser que seu HD estivesse contaminado antes do Linux, mas mesmo assim passando por uma formatação e instalação do Linux isso diminui ou impossibilita esse risco, pois veja mesmo tendo um pendrive cheio de bichinhos e espetá-lo no Linux eles não farão nenhum mal ao sistema.
T+
Warrior wrote:
Ola pessoal,vocês devem lembrar que há alguns meses atrás eu coloquei aqui varias mensagens
UDP 50316 * avahi-daemon
UDP 5353 * avahi-daemon
UDP 68 * dhclient
Aguardo resposta.
[/quote]
Caro Warrior,
Concordo com o creto que um firewall mal configurado pode vir a dar mais dores de cabeça do que segurança propriamente dita.
Faça um teste no site abaixo para ver se seu PC está agindo como um botnet:
[url=http://www.botnetchecker.com/]botnet checker[/url]
Agora sua afirmação de que não consegue realizar downloads, só após fechar as portas em questão, de fato indica haver algo de errado com seu sistema. Em minha opinião a causa mais provável deve ser realmente um vírus, trojan ou algo do tipo. Minha sugestão é que você formate e reinstale o sistema nesta máquina e siga a recomendação do Creto. Vá ao terminal e digite:
sudo ufw enable
Caso queira realmente mexer no firewall de forma aprofundada vá fazendo com calma, especialmente no início, e leia bastante material sobre o assunto. Aqui mesmo no fórum há bastante coisa a esse respeito.
Grande abraço.
Obrigado pela atenção.