Instalando Conky no seu Mint Helena

editado abril 2010 em Dicas e Truques
Olá, caros linuxers, o Linux é um sistema operacional que pode ser totalmente customizável e para quem gosta, existe um script que é um gestor de sistema que cria um efeito bem bacana para a área de trabalho chamado CONKY. Ele permite mostrar a utilização do disco, da memória, do processador, permite apresentar as horas, a música que se tocando e muito mais. Ou seja, o limite é a imaginação do utilizador, resultando, por isso, áreas extremamente diferentes, bonitas e produtivas!

Ao contrário de muitos programas que mostram as informações através de widgets complexas que utilizam muita memória, o Conky é renderizado no X, fazendo com que o gasto de recursos seja bastante inferior.

O seu funcionamento é muito simples: quando arranca lê um ficheiro de configuração e, através do que está lá escrito, apresenta no desktop. O que está escrito nesse ficheiro de configuração é um conjunto de tags (etiquetas) que definem algo. Para as informações do sistema existem variáveis próprias. No caso do utilizador querer adicionar mais funcionalidades produtivas, pode executar aplicações e o Conky apresentará o output das mesmas.

Instalação da aplicação

Esta aplicação já vem nos repositórios oficiais do Ubuntu, por isso a instalação é muito simples. Para instalar escreva o seguinte no terminal: [b]sudo aptitude install conky[/b]

Como referi acima, é necessário um ficheiro de configuração para que o Conky, ao arrancar, possa ler e dispor as informações. O Conky está definido para ler um ficheiro com o nome “.conkyrc” da sua pasta pessoal. Por isso, sempre que quiser modificar a configuração do Conky, terá de modificar este ficheiro. Assim, para começar, utilize o exemplo base trazido pelo programa, copiando-o para a sua Pasta Pessoal. Para tal escreva o seguinte no terminal:
[b]zcat /usr/share/doc/conky/examples/conky.conf.gz > ~/.conkyrc[/b]

Agora que já tem um ficheiro chamado “.conkyrc” na Pasta Pessoal, já pode executar o Conky digitando no terminal: [b]conky[/b]

Configurações básicas do Conky

Antes de mais gostaria de avisar que esta secção apenas explica por alto o funcionamento do ficheiro de configuração e não é, de modo algum, um tutorial completo de como criar ficheiros de configuração. Para começar, se já instalou o programa aconselho-o a abrir o ficheiro de configuração que se encontra oculto na sua Pasta Pessoal, de modo a poder ler este texto e estar a confirmar através do ficheiro de configuração.

Tal como referi no início do artigo, este ficheiro funciona através de tags ou variáveis. Para além disso, tem duas zonas especiais: a primeira é toda a parte que não será visível e que está antes da palavra “TEXT“; a segunda parte terá todos os textos e variáveis que serão visíveis ao utilizador (por exclusão de partes, esta zona fica a seguir à tal palavra “TEXT“).

A primeira parte do ficheiro serve essencialmente para definir os valores das variáveis, por exemplo definir cores , e também serve para caracterizar a “janela” do Conky, ou seja, se ela é do tipo janela ou está embutida na área de trabalho, se ela está em determinado sítio do ecrã e muito mais.

Quanto à segunda parte, o seu funcionamento parece complexo mas é bastante básico e repetitivo, no sentido de ser sempre igual no início de cada tag. Ou seja, cada parte do seu código começa por “${” para definir a formatação de algo que estará a seguir. Por exemplo para escolher um fonte X com tamanho Y, escreveria o seguinte:

${font X:size=Y}

Outra tag bastante importante é a execução de outros programas de forma a capturar o seu output e apresentar, depois, na área de trabalho. Por exemplo se quiser executar o programa X de 10 em 10 segundos com os argumentos Y1 e Y2, escreve o seguinte:

${execi 10 X Y1 Y2}

Para mais informação acerca de todas as variáveis, aconselho-o a visitar esta página que contém todas as variáveis que o Conky aceita:

http://conky.sourceforge.net/variables.html

Abaixo, um print do meu desktop:

[img width=300][url=http://uploaddeimagens.com.br/imagem/index/2Screenshot.png][img]http://uploaddeimagens.com.br/imagem/ver/2Screenshot.png[/img][/url][/img]

Comentários

• LogannicLogannic Alessandro M. Lopes
    editado abril 2010
    Colega,

Eu não gosto de widgets no desktop, então já fiquei
    logo interessado neste Conky.

Como eu estou no Ubuntu 10.04 Lts beta2 eu já comecei
    a instalar o Conky, mas no segundo item, apareceu isso:

alexi@alexi-desktop:~$ zcat /usr/share/doc/conky/examples/conky.conf.gz > ~/.conkyrc
    gzip: /usr/share/doc/conky/examples/conky.conf.gz: No such file or directory
    alexi@alexi-desktop:~$

O gzip aqui já e a versão atual...

Alguma dica, estou a fazer algo errado?
    Prometo que vou continuar a averiguar.

T+
    Logannic

;-)
  • editado abril 2010
    Eu vou estar off neste fim de semana (viagem) e retorno na segunda. Tenho certeza que vc vai conseguir instalar o conky. Vale a pena bater cabeça um pouquinho, o resultado final é perfeito e ele é totalmente customizavel. Na net vc vai encontrar muita coisa referente a ele, ok? boa sorte e abração. Até 2ª.
  • editado abril 2010
    Olá pessoal, voltei. Olha só, para que o conky inicie junto com o sistema, siga os seguintes passos: Abra Preferências da Aplicações preferenciais (Sistema → Preferências → Aplicações preferenciais), clique no botão adicionar e, na nova janela, preencha os campos da seguinte maneira:

Nome: Conky
    Comando: conky
    Comentário: Monitor do sistema

Caso o seu Conky esteja dando problemas na inicialização, então é melhor, é criar um script que faça o Conky iniciar algum tempo depois do sistema iniciar, para isso, abra o gedit e escreva o seguinte:

#!/bin/sh
    sleep 15 && conky

Salve num local seguro. Em seguida, clique na tecla da direita do mouse em cima do arquivo que guardou e, na aba “Permissões”, ponha um visto em “Permitir executar o arquivo como uma aplicação”.Depois basta ir às Preferências da Aplicações de Arranque, seleccionar a aplicação que tinha adicionar e clicar em “Editar”. Na nova janela, clique no botão navegar e procure o script que criou. Em seguida clique em “Gravar” e reinicie o seu computador para experimentar. Esse script pode ser usado em outras aplicações que necessitem de um tempinho a mais para iniciar.

Qq dúvida, estou por aqui.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.