Caixa "pesquisar" no gerenciador de programas LinuxMint

editado abril 2012 em Dúvidas Iniciais
Meus amigos, estou no Linux a poucos dias, aprendendo aos poucos; migrando (em parte) do Windows. Quero conhecer as maravilhas que propagam sobre o mundo Linuxiano. Logo de início deparei-me com pequeno problema que, mesmo sendo pequeno, não soube, eu, resolver. Há alguma alma caridosa a ajudar-me nesta empreitada disforme? Pois bem, eis o grave problema: ao abrir o nosso gerenciador de programas, na caixa "pesquisar" devo digitar o nome do programa desejado. Logo após a digitação da primeira letrinha, a caixa se amarela (fica na cor amarela, realmente) e simplesmente, nada mais e nada menos, ela empaca (no bom português: ela trava todo o sistema). Daí em diante, de duas, escolhe-se uma: espera-se longos minutos até o sistema destravar-se sozinho ou reinicia-se o sistema e volta-se para Windows. Voltar ao Linux? Eu quero..., mas, e se travar novamente, como assim já o foi por vezes e vezes incontáveis e seguidas?!

Comentários

• editado abril 2012
    Julio, estou movendo seu post para uma sala mais adequada. Procure ler os comentários sob os titulos das salas, para postar sempre nas salas mais apropriadas.

Recomendo [b]fortemente[/b] a leitura do texto proposto em minha assinatura, antes de outra postagem.

Quanto ao seu problema, parece ser erro de instalação. Notou algo errado quando instalou o Mint? Qual versão instalou? Minha sugestão é reinstalar, mas vamos esperar mais sugestões.

[b]Fique com Deus.[/b]
  • editado abril 2012
    [quote]
    julio3ling wrote:
    Meus amigos, estou no Linux a poucos dias, aprendendo aos poucos; migrando (em parte) do Windows. Quero conhecer as maravilhas que propagam sobre o mundo Linuxiano. Logo de início deparei-me com pequeno problema que, mesmo sendo pequeno, não soube, eu, resolver. Há alguma alma caridosa a ajudar-me nesta empreitada disforme? Pois bem, eis o grave problema: ao abrir o nosso gerenciador de programas, na caixa "pesquisar" devo digitar o nome do programa desejado. Logo após a digitação da primeira letrinha, a caixa se amarela (fica na cor amarela, realmente) e simplesmente, nada mais e nada menos, ela empaca (no bom português: ela trava todo o sistema). Daí em diante, de duas, escolhe-se uma: espera-se longos minutos até o sistema destravar-se sozinho ou reinicia-se o sistema e volta-se para Windows. Voltar ao Linux? Eu quero..., mas, e se travar novamente, como assim já o foi por vezes e vezes incontáveis e seguidas?![/quote]

Caro Julio,

Existem várias possibilidades que podem ser a causa desse problema, sendo assim começaremos abordando as mais comuns. Antes precisamos de mais informações sobre o seu sistema e hardware, porque com o que você informou não há muito que possamos fazer para ajudá-lo.

Primeiramente gostaria que respondesse as seguintes perguntas:
    - Qual a versão do Mint (10,11,12...), o Ambiente gráfico (gnome, KDE, lxde, ...), e a arquiteura (32-bits ou 64-bits) do Mint que você está utilizando?

- Qual o hardware de sua máquina? Caso não saiba detalhar vá ao terminal e digite o seguinte comando:
    sudo lshw (a primeira letra após o sudo é um L)

Copie e cole aqui no tópico tudo que aparecer lá.
  • editado abril 2012
    Obrigado Hugo. Tive um problema sério entre Linux e Windows. Segui o conselho de alguém: desinstale o Linux e instale-o novamente.
    Pois bem..., lá fui; desinstalei. Rodando o DVD para nova instalação, já prá lá da metade do caminho, trava o PC. Nem pra lá e nem pra cá. Opção? Nenhuma. Travou..., só isso. A única alternativa, eu a segui: dei o comando "reiniciar". Resultado: eis que surge em tela preta, os dizeres: "file not found" e abaixo: "rescue Grub". Daí em diante, nem Linux e nem Windows...,somente a tela preta, com os dizeres.
    Saída? Formatar.
    Formatei; não mais rodei o DVD. Pra rodar, talvez acople segundo HD, exclusivo para o nosso querido Linux Mint, o qual tive o prazer de conhecer. Julio
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.