Linux, Windows e MAC, e o futuro do “desktop” como conhecemos hoje
Esta manhã li uma matéria no computerworld.com.pt que me fez pensar. O Título era “Windows para desktop rumo ao esquecimento” (leia aqui), e o autor comentava a posição da Gartner, uma das maiores consultorias em pesquisa sobre tecnologia, que aponta que até 2020 a versão do Windows para desktops estará presente em cerca de 10% dos dispositivos conectados a internet.
Fonte:[url=http://sejalivre.org/linux-windows-e-mac-e-o-futuro-do-desktop-como-conhecemos-hoje/]Seja Livre[/url]
Ate mais...
Fonte:[url=http://sejalivre.org/linux-windows-e-mac-e-o-futuro-do-desktop-como-conhecemos-hoje/]Seja Livre[/url]
Ate mais...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1) Não sei se a queda se dará de forma tão intensa, mas observando as mudanças do mercado atual, as ações e reações da Microsoft a essas mudanças e o nível de rejeição bastante relevante dos usuários em relação as mudanças implementadas no Windows 8, é possível que ao menos se aproxime dos números propostos pelo autor.
2)Quanto a afirmação: "pela primeira vez a Microsoft está apostando certo".
Bem, essa sem dúvida é um afirmação falsa e um grande equívoco, afinal uma empresa jamais chegaria aonde a Microsoft chegou apenas cometendo erros e enganos. Concordo porém que a empresa vem tomando a atitude correta no momento, dadas as mudanças do mercado e as tendências que vemos observando para os próximos anos.
3)Já a afirmação: "a única empresa que está engajada é a Canonical..."
Obviamente isso é completamente falso. Várias outras empresas do universo Linux vem também se engajando nesta tarefa, basta uma rápida busca no Google e em sites de notícias para conferir.
4) Analisemos a afirmação: "Do ponto de vista “comunidade”, o único projeto que está se empenhando em portabilizar seus recursos para ambientes móveis, é o KDE, com o projeto Plasma."
Minha resposta só pode ser: como é que é?
Faço uma pergunta aos demais colegas: que desktop vocês acham melhor adaptado aos dispositivos móveis e portáteis, o KDE ou o Gnome-Shell? Acho que a resposta óbvia neste caso é : gnome-shell.
Isso, porém, não tira os méritos da equipe de desenvolvimento do KDE. Já há alguns tablets com esse desktop que funcionam de forma incrível, o que mostra que sua aplicação nesse ramo é sim possível. Da mesma forma esse fato não nos leva ao ponto de chegar a afirmar que ele é o único projeto da comunidade a portar seus recursos para os ambientes móveis. E olha que ainda não analisamos os demais desktops Linux quanto a esse respeito, como por exemplo o Cinnamon, MATE, Xfce, Lxde, e tantos outros, os quais certamente já possuem trabalhos sendo desenvolvidos nesse sentido.
No mais concordo com as outras afirmações do autor do artigo e acredito que, em linhas gerais, ele descreve razoavelmente bem o que vem ocorrendo nesse mercado.