FSF critica a Canonical pela sua “solução ao Secure Boot”
A Free Software Foundation (FSF) publicou um whitepaper recomendando a forma que os sistemas operacionais livres devem lidar com o UEFI e o Secure Boot. No whitepaper, a Fundação do Software Livre criticou a solução que a Canonical propôs para rodar o Ubuntu (e outras distros) em hardwares com UEFI.
Fonte: [url=http://sejalivre.org/fsf-critica-a-canonical-pela-sua-solucao-ao-secure-boot/]Seja Livre[/url]
Ate mais...
Fonte: [url=http://sejalivre.org/fsf-critica-a-canonical-pela-sua-solucao-ao-secure-boot/]Seja Livre[/url]
Ate mais...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sou um cara leigo demais para falar tecnicamente sobre esse assunto, ou mesmo tenho formação acadêmica (papai dizia estuda Paulo) para debater o quebra digamos do decoro da Licença GPL que é esse o fato ao qual mais me atentei e sei que se eu particularmente fosse debater isso no Fórum Ubuntu - PT onde bem sabemos que temos vários companheiros com a formação que não tenho e iria de longe conseguir sair de um debate com sucesso por lá.
A Canonical foi (vejam bem) "foi" vista por este que vos escreve como um marco do SL por ter me mandado um livecd do ubuntu lá de longe para um cara que ao menos conhece e de graça, hoje já com a extinção do [b]shipit[/b] (o qual enviava esses cds) e com os correntes fatos envolvendo a Canonical vejo que mesmo sem anunciar esteja se tornando algo parecido com a RH, mas ai pergunto porque não admite de uma vez que quer ganhar muito dinheiro com o ubuntu, isso não é crime, não vai contra a filosofia GNU/Linux, mas dai nomear o seu kernel como [b]ubuntu[/b], enfim...., tirem suas próprias conclusões.
Não sou pessoa de desafeto, mas o maior defeito é ser sincero e como disse ganhar dinheiro com o SL não é crime desde que respeitemos sua licença. Uma empresa não pode viver de luz, mas...
T+
Em entrevista ao The Register, Mark Shuttleworth, o líder da Canonical, respondeu dentre outras questões, sobre a crítica que a Free Software Foundation fez a Canonical, tendo em vista a decisão de criar uma chave UEFI própria para o Ubuntu.
http://sejalivre.org/mark-shuttleworth-responde-a-critica-da-fsf-sobre-o-secure-boot/