Desfragmentar o disco no Linux

editado julho 2012 em Café com Menta
Um dia desse eu vi aqui no forum um companheiro falando de desfragmentação de disco no linux então eu estava navegando na net como sempre achei dois assunto relacionado a isso.

A segunda dica ensina ate como faze no linux.

[b]1º Por que o Linux não exige desfragmentação de disco rígido?[/b]

Para quem está acostumado a utilizar Windows, o processo de desfragmentação do disco rígido já faz parte da vida dos computadores com esse sistema operacional. No entanto, você já parou para pensar por que isso precisa ser feito? Indo um pouco além, o que é fragmentação e o que faz isso acontecer com tudo o que está armazenado em seu PC?

Leia mais em: [url=http://www.tecmundo.com.br/linux/24432-por-que-o-linux-nao-exige-desfragmentacao-de-disco-rigido-.htm#ixzz20TLZSet5]tecmundo[/url]

[b]2º Mito ou verdade: precisa desfragmentar discos que rodam o Linux?
[/b]
Você já desfragmentou o disco do seu computador? Se o sistema operacional que utiliza é o Windows, certamente já teve que utilizar algum desfragmentador.

Mas e o Linux, não precisa desfragmentar? Bom, com o Linux a coisa é um pouco diferente, mas isso não quer dizer que nunca precisará realizar esta tarefa.

Para entender melhor o assunto tratado neste artigo, é recomendado que você leia antes algum material sobre desfragmentação de discos.

Leia mais em: [url=http://www.tecmundo.com.br/desfragmentador/4428-mito-ou-verdade-precisa-desfragmentar-discos-que-rodam-o-linux-.htm]tecmundo[/url]

Espero ter esclarecido as duvidas.

[b]Ps: Os métodos de desfragmentar o disco no linux eu não o fiz por tanto não recomento a ninguém a o fazer faça por sua conta e risco.[/b]

Ate mais..

Comentários

• CretoCreto Paulo Benedito
    editado julho 2012
    Olá caro amigo Francis,

Você diz:[quote]Um dia desse eu vi aqui no forum um companheiro falando de desfragmentação de disco no linux então eu estava navegando na net como sempre achei dois assunto relacionado a isso.

[u]A segunda dica ensina ate como faze no linux.[/u][/quote]
    Posso ser franco? Acho que sim, então, no Linux não é necessária e não lembro bem mas em um tópico bem bem lá no inicio da minha jornada o usuário [b]Tota[/b] do fórum ubuntu pt me explicou o porque de [b]não[/b] precisar fazer tal ação no Linux e me passou até um link e peço perdão por não poder no momento procura-lo lá.

E finalmente mas francamente ainda, ler até leio coisas do techmundo/Baixaki/M$ já que é do Bing o site, mas quando leio são coisas realmente relevantes pois essas coisas é apenas para dar risada mesmo.

T+
  • editado julho 2012
    Aqui vai um link que fala sobre o sistema de arquivos "padrão", ou seja, aquele utilizado pela grande maioria dos usuários Linux.
    [url=http://www.hardware.com.br/artigos/ext4/]Conhecendo o novo ext4[/url]

Abaixo está um pedacinho do texto referente ao assunto que faço questão de destacar:
    [i]Desfragmentação On-Line: Sim.. parece mentira mas o ext3 deixava os arquivos com um pouquinho, mas bem pouquinho de fragmentação. [b]Agora não deixa mais. O ext4 vai desfragmentando enquanto os arquivos vão sendo alocados.[/b][/i]

Ou seja, caso estejam utilizando o sistema de arquivos ext4, não há mais necessidade de desfragmentar seus discos.

Abraço a todos e fiquem com Deus.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.