[Resolvido] Dúvida(s) Pós Instalação
Eisenheim
Jeferson Rodrigo Stefani
Bom dia amigos!
Ontem finalmente criei coragem e instalei o mint em meu laptop. Ainda não tive muito tempo para explorar a pós instalação, mas adianto que pelo visto todo meu hardware foi detectado e nada ficou pendente. Claro, talvez faça necessário a atualização de alguns drivers para obter um melhor desempenho/qualidade na execução das tarefas, mas isso vou fazer no decorrer dos dias.
Só relembrando:
Existe a partição só para o "/"
Existe a partição só para o "/HOME"
Existe a partição só para a swap.
O sistema instalado foi: Mint_13_Mate_x64
Mas vamos as dúvidas:
1) Instalar o grub na mesma partição do sistema.
Quando entrei nas opções de particionamento do GParted, não encontrei a opção de instalar o "grub" na mesma partição do sistema, dessa forma acabei instalando na própria MBR. Como ainda possuo um dual boot com Windows Seven, sei que isso pode ser um problema a longo prazo em alguma futura migração/alteração de sistema.
Existe alguma forma de alterar isso depois de instalado da maneira como citei acima?
2) Sistema de arquivos NTFS
Na hora de selecionar o tipo de sistema de arquivos utilizado por cada partição, não encontrei nada de NTFS, o mais próximo que consegui foi fat16 e fat32. Por esse motivo acabei criando meu /HOME com o sistema EXT4.
Haveria algum problema em formatar meu /HOME o recriando em NTFS para que eu consiga acessá-lo tanto no windows quanto no linux?
Eu faria um backup da minha pasta pessoal e depois de recriar a partição eu voltaria nela. Seria isso mesmo ou existe algo a mais?
Até+
Ontem finalmente criei coragem e instalei o mint em meu laptop. Ainda não tive muito tempo para explorar a pós instalação, mas adianto que pelo visto todo meu hardware foi detectado e nada ficou pendente. Claro, talvez faça necessário a atualização de alguns drivers para obter um melhor desempenho/qualidade na execução das tarefas, mas isso vou fazer no decorrer dos dias.
Só relembrando:
Existe a partição só para o "/"
Existe a partição só para o "/HOME"
Existe a partição só para a swap.
O sistema instalado foi: Mint_13_Mate_x64
Mas vamos as dúvidas:
1) Instalar o grub na mesma partição do sistema.
Quando entrei nas opções de particionamento do GParted, não encontrei a opção de instalar o "grub" na mesma partição do sistema, dessa forma acabei instalando na própria MBR. Como ainda possuo um dual boot com Windows Seven, sei que isso pode ser um problema a longo prazo em alguma futura migração/alteração de sistema.
Existe alguma forma de alterar isso depois de instalado da maneira como citei acima?
2) Sistema de arquivos NTFS
Na hora de selecionar o tipo de sistema de arquivos utilizado por cada partição, não encontrei nada de NTFS, o mais próximo que consegui foi fat16 e fat32. Por esse motivo acabei criando meu /HOME com o sistema EXT4.
Haveria algum problema em formatar meu /HOME o recriando em NTFS para que eu consiga acessá-lo tanto no windows quanto no linux?
Eu faria um backup da minha pasta pessoal e depois de recriar a partição eu voltaria nela. Seria isso mesmo ou existe algo a mais?
Até+
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1 Você fez dual boot com o windows certo?
O grub tem que instalado na[b] MBR[/b] para que possa depois ter ascesso ao windows e ao Mint e a instalação do grub na MBR não si faz com o Gparted. Ela si instalar quando você instalar o Mint e não vai ter nenhum problemas futuros.
2) Sistema de arquivos [b]NTFS[/b] ela tem sim no Gparted ela fica a baixo do swap si você já instalou o Mint e si não tem nenhum arquivo dentro dela e só abrir a Gparted e e formatar para [b]NTFS[/b] e si tiver arquivo faça o backup e depois devolva para a partição sem nenhum problema
E isso ai não sou muito bom em explicação mas deve tirar um pouco das suas duvidas e outros colegas aqui do fórum deve ti explicar melhor para você
Com tudo faça uma boa atualização do sistema e aproveite bastante você vai adorar e vai sentir a diferença.
Boa sorte ate mais...........