Faça sua escolha: Liberdade ou Modernidade?

editado agosto 2012 em Café com Menta
Hoje, nos principais sites e blogs do mundo sobre Linux e Software Livre, foram publicadas matérias a respeito de um post que Richard Stallman, o “pai” da Free Software Fundation (Fundação do Software Livre) e maior defensor da liberdade do software, publicou.

Leiam mais aqui no[url=http://sejalivre.org/faca-sua-escolha-liberdade-ou-modernidade/]Seja Livre[/url]

[b]E ai o que vocês acham?[/b]

Ate mais......

Comentários

• editado agosto 2012
    a alternativa é criar distribuiçoes que [b][Ooops][/b], que coloque como principio o software livre e que o software proprietario que quiser arriscar nesse sistema operacional corre por conta e risco a quebra de suas licenças. e que depois nao venha reclamar ou processar o usuário ou os desenvolvedores
  • editado agosto 2012
    Concordo, Creto, que neste caso não há certos e errados, são apenas filosofias diferentes.

O que quero destacar é que de fato o software-livre vem se tornando cada vez mais forte com a adesão de mais e mais empresas.

Se adotarmos a política radical de utilizarmos apenas software-livre chegaríamos ao absurdo de não podermos usar sequer o nosso Mint, além de praticamente todas as outras distros linux como o Debian, Ubuntu, Fedora, Red hat, etc., já que em todas elas temos a presença de softwares não-livres.

Sendo assim temos que lembrar que essa mudança para o software-livre ocorre gradualmente. Em minha opinião, a melhor atitude a se tomar é buscar o equilíbrio.

O que seria isso? Simples. Procurarmos utilizar sempre software-livre, porém caso não encontremos uma alternativa viável ou que nos satisfaça não vejo problemas em optarmos por um software não-livre ou mesmo um software proprietário.

Sei que não é o modelo perfeito mas é uma alternativa que preza pelo bom-senso, de forma que continuemos traçando esse caminho até que cheguemos ao ponto de, quem sabe, podermos satisfazer a 99% das necessidades dos usuários apenas com software-livre.

Em resumo, na minha opinião a devemos sempre priorizar o software-livre porém sem esquecer que a liberdade de escolha é algo que sempre deve estar presente.

Abraço a todos.

Abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.