Segundo a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu

editado agosto 2012 em Café com Menta
Em seu blog oficial sobre a Steam para Linux, a Valve liberou um post falando sobre a performance do primeiro port da empresa para o pinguim, o aclamado Left 4 Dead 2. As informações são animadoras.

Os testes foram feitos com o seguinte hardware e sistemas operacionais:

Intel Core i7 3930k (série Sandy Bridge);
NVIDIA GeForce GTX 680;
32 GB RAM;
Windows 7 Service Pack 1 64-bit;
Ubuntu 12.04 32-bit;
Rodando no Windows e usando DirectX, Left 4 Dead 2 roda com incríveis 270 FPS, número mais do que suficiente para qualquer jogador. Mas quando o mesmo jogo está rodando no Ubuntu usando OpenGL, a equipe conseguiu incríveis 315 FPS!

Segunda a empresa, a versão Linux começou rodando a 6 FPS e depois de todo o trabalho que vem sendo feito, eles chegaram ao número acima, e não vão parar aqui. As otimizações citadas referem-se a modificações no jogo de forma que ele funcione melhor com o kernel e OpenGL.

[color=0000CC][center][size=medium]Valve trabalha com fabricantes de NVidia, AMD e Intel[/size][/center][/color]

Segundo o mesmo post, a empresa também está trabalhando diretamente com as fabricantes de GPUs para melhorar seus drivers de vídeo, corrigindo bugs e sugerindo recursos, de forma que não apenas seus jogos serão beneficiados, mas todos que rodam via OpenGL. Bem interessante, não?

Isso mostra que a empresa tem suas cartas na manga e está apostando forte no pinguim. Alguns dizem que é porque o Windows 8 trará uma loja de aplicativos, já eu digo que é porque a empresa está mesmo criando a SteamBox, e ela rodará Linux. Teorias a parte, o trabalho da empresa do homem barbudo ajudará e muito os usuários Linux, mesmo os não gamers.

Enquanto a Steam não vem para o Linux, que tal dar uma conferida em alguns jogos nativos disponíveis para o Ubuntu?

Fonte: [url=http://www.ubuntubrsc.com/segunda-valve-left-4-dead-2-roda-melhor-ubuntu.html]Ubuntu Br-Sc[/url]

Ate mais.....

Comentários

  • editado agosto 2012
    Tomara que isso estimule outros desenvolvedores a trabalhar encima do OpenGL ao invés de focar somente no DirectX
  • editado agosto 2012
    Por falar em OpenGL, a nova versão que acabou de ser lançada, OpenGL 4.3, veio cheia de novidades. Segundo seus desenvolvedores o desempenho já é comparável ao do Directx 11.

    NVidia já afirmou que lançará em breve nova versão de seus drivers com suporte a essa nova versão do OpenGL.

    Fonte:
    [url=http://www.h-online.com/open/news/item/SIGGRAPH-OpenGL-4-3-includes-compute-shaders-1660883.html]OpenGL 4.3[/url]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.