Instalei o Mint 13 mas n'ao inicializa [RESOLVIDO]

editado agosto 2012 em Dúvidas Iniciais
Oi pessoal

Sou totalmente novato em linux. Por esses dias resolvi trocar o Windows por linux pra experimentar e talvez aderir, mas estou tendo serias dificuldades. Tenho um PC Pentium 4 de 3.00 ghz. com um giga de ram e 3 hd`s dois de 40 e um de 80 sendo que quero instalar o linux num desses de 40 do zero. Faco todo o processo de instalacao mas quando reinicio aparece a mensagem REBOOT AND SELECT PROPER BOOT DEVICE OR INSERT BOOT MEDIA IN SELECTED BOOT DEVICES AND PRESS A KEY. Ja particionei como ext3, como ext4, criei o swap, fiz com home, sem home e nada. Interessante e que o processo de instalacao corre normalmente e no final diz que foi instalado com sucesso mas quando reinicio da essa mensagem. Alguem me ajude por favor senao terei que voltar pro Windows de novo.

PS desculpem a falta de acento e que eu to no live cd.

Obrigado.

Comentários

• editado agosto 2012
    [size=medium] [center]Ola [b]Delcimar[/b] em primeiro lugar seja bem vindo ao Linux Mint Brasil [/center][/size]
    Aproveita de uma lida no nosso link: [url=http://www.linuxmint.com.br/recomendacoes]Recomendações aos novos usuarios [/url]

Sinta em sua casa e estamos aqui pra ti ajudar no que for presciso.

Faça uma boa leitura.

Seguindo pela tradução do seu problema

[quote]Reinicie o computador e SELECIONAR DISPOSITIVO DE ARRANQUE PROPER OR INSERT mídia de inicialização EM DISPOSITIVOS inicialização selecionado e pressione uma tecla[/quote]

Pode ter ocorrido a instalação em um Hd e na hora de iniciar começa o boot e por outro Hd verifica isso e ver si e isso mesmo.

Ate mais.......
  • editado agosto 2012
    [quote]
    Delcimar wrote:
    Oi pessoal

Sou totalmente novato em linux. Por esses dias resolvi trocar o Windows por linux pra experimentar e talvez aderir, mas estou tendo serias dificuldades. Tenho um PC Pentium 4 de 3.00 ghz. com um giga de ram e 3 hd`s dois de 40 e um de 80 sendo que quero instalar o linux num desses de 40 do zero. Faco todo o processo de instalacao mas quando reinicio aparece a mensagem REBOOT AND SELECT PROPER BOOT DEVICE OR INSERT BOOT MEDIA IN SELECTED BOOT DEVICES AND PRESS A KEY. Ja particionei como ext3, como ext4, criei o swap, fiz com home, sem home e nada. Interessante e que o processo de instalacao corre normalmente e no final diz que foi instalado com sucesso mas quando reinicio da essa mensagem. Alguem me ajude por favor senao terei que voltar pro Windows de novo.

PS desculpem a falta de acento e que eu to no live cd.

Obrigado. [/quote]

Verificou a MD5SUM da ISO antes de utilizá-la?

Posta uma tela do Gparted com as partições existente no momento (indicando em qual delas cada SO está instalado) de forma que possamos analisar melhor o problema.
  • atfatf atf
    editado agosto 2012
    Você está dando "boot" em qual HD?
  • atfatf atf
    editado agosto 2012
    Delcimar.
    Agora está melhorando. Você diz que "desconectou" os outros HD's, certo?
    Então o "boot" foi instalado no HD de 40GB, onde você instalou o Mint.
    Ao reconectar os outros HD's, o "bios" da máquina restabelece a ordem de "boot", isto é, como estava antes, provavelmente no primeiro disco. (FAT-1 ou IDE-1-master).
    Você tem duas opções:
    - Altere a ordem de "boot" no "bios" da máquina para iniciar pelo HD de 40GB.
    - Reinstale o Mint, no mesmo HD, mas [b]sem desconectar[/b] os outros discos. O "boot" será criado com opções para todos os sistemas já instalados.
  • atfatf atf
    editado agosto 2012
    Experimente com o KDE.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.