Notícia triste: Big Linux chega ao fim!
Li essa matéria com espanto. Creio que os admiradores da distro ficarão mais perplexos do que eu.
Leiam: http://www.hardware.com.br/noticias/2012-08/big-linux-descontinuado.html
[b]Fiquem com Deus.[/b]
Leiam: http://www.hardware.com.br/noticias/2012-08/big-linux-descontinuado.html
[b]Fiquem com Deus.[/b]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em alguns pontos até concordo com os argumentos do autor, agora vir dizer que o BigLinux está acabando por não ser relevante? Será que ele esqueceu que foi o BigLinux uma das distros pioneiras a, à partir do projeto metisse, criar uma das primeiras formas funcionais de se ter um desktop 3D (isso tempos antes do aparecimento do compiz)? Como o Bruno (o desenvolvedor da distro) afirmou em seu Fórum, o Mark Shuttleworth (ele mesmo, o responsável pela Canonical) viu pela primeira vez algo do tipo numa visita ao DF, onde Bruno demostrou no seu notebook uma versão de testes do BigLinux 2.0 e deixou inclusive um CD com ele. Alguém tem alguma dúvida que isso possa ter influenciado o Mark e a equipe da Canonical em suas futuras decisões?
Há também o Bigbashview e muitos outros aplicativos e recursos interessantes criados por sua equipe de desenvolvimento.
Vejam essa outra afirmação do Bruno lá no Fórum, que faço questão de ressaltar:
[i]"A visão da distribuição BigLinux sempre foi disponibilizar o máximo de recursos ao usuário. Infelizmente hoje o que vemos é cada vez menos possibilidades de personalização e de recursos em nome da "facilidade de uso"[/i] (essa é principal causa da criação de tantos forks dos ambientes gráficos atuais, além de provocar a mudança de distro por vários usuários do Ubuntu).
Aqui vai outra afirmação dele que acho extremamente relevante para a reflexão desse tema:
[i]"O desenvolvimento do BigLinux 5.X, 11.10 e 12.04 foi um período bastante complicado, tanto pela completa mudança do KDE3 para o KDE4 como por questões de saúde. Perdemos praticamente todo o trabalho feito na versão 4 e não tínhamos mais a nossa principal ferramenta de desenvolvimento, o Kommander. Com muito trabalho e estudo os problemas foram contornados e a distribuição chegou a um nível de praticidade que eu desconheço existir em qualquer outra distribuição atual."[/i] (Aqui eu faço uma pequena ressalva. Penso que exista sim, porém em pouquíssimas distros)
Sendo assim, o que determinou o fim do desenvolvimento do BigLinux não foi a sua "pouca relevância" como lá afirmou o autor desse artigo, e sim os problemas pelos quais passou seu principal desenvolvedor nos últimos anos, além da falta de capital necessário para continuar tocando o projeto. Se o BigLinux tivesse por trás uma empresa com 1/10 do tamanho da Canonical seus resultados futuros certamente iriam maravilhar e surpreender a muitos daqueles que hoje torcem pelo seu fim.
Então, para mim e para muitos outros (que o diga o Creto), tais distros, além do valor histórico, têm o valor sentimental, por nos terem aberto os caminhos do Software Livre. E isso não é pouca coisa...
[b]Fiquem com Deus.[/b]