[Resolvido] Verificação da .iso com md5 antes de instalar

editado agosto 2012 em Dúvidas Iniciais
Olá amigos. Andei pesquisando um pouco e verifiquei que muitos colegas na internet afirmam que seria necessário uma checagem da imagem iso antes de instalar. Instalei o mint 13 maya mate mas acredito que ele não ficou bem instalado então baixei uma nova iso via torrent e gostaria de gravar um novo dvd mas gostaria de aprender como fazer essa checagem antes de gravar o novo dvd. Quando digo que meu sistema não ficou bem instalado é porque estão acontecendo pequenos contratempos como partes dele ainda estarem em inglês (apesar de eu ter feito a atualização de pacotes de idiomas), ou quando clico no botão iniciar ele demora pra abrir (nunca abre de primeira, tenho que ficar clicando) alguns complementos que instalo tipo para firefox ou thunderbird não funcionam, o reprodutor de video TOTEM reproduz alguns videos com imagem truncada tipo em diagonal toda cortada (não são todos os videos). Outra coisa : quando desligo o sistema é super-rápido, agora quando inicializa está demorando um pouco, portanto gostaria de tentar reinstalar de novo. Se os amigos puderem me ajudar eu agradeço. Ou por outro lado eu poderia reinstalar novamente "por cima" da instalação atual, mantendo meus arquivos ?

P.S. eu achei um tópico aqui falando disso mas achei um pouco superficial pra quem é iniciante. Não entendí muito. Obrigado.

Comentários

• editado agosto 2012
    Delcimar,

Antes de tudo edite o título deste tópico retirando a caixa-alta (letras maiúsculas), pois ele está em desacordo com as Regras e Termos de Uso do Fórum Mint.

Quanto a verificação de MD5SUM, dê uma lida no link [url=http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5?action=show&redirect=MD5SUM]Verificando MD5SUM[/url].

Em relação a manter os seus arquivos, você pode fazer uma backup deles (copiando-os num DVD, pendrive ou HD externo) antes de formatar a partição e instalar novamente o Mint (com a MD5SUM da nova ISO checada previamente, obviamente). Uma sugestão para evitar esse tipo de problema é sempre ter um partição a parte para colocar o backup de seus dados importantes (dependendo do quão importantes eles sejam lembre-se de tê-los gravados em ao menos dois locais diferentes, por exemplo o HD do PC e uma mídia de DVD, etc.)

PS: Obrigado por proceder com a correção da formatação do título.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.