Olha só o que me perguntaram no facebook.
[quote]Felipe Villela
ai acho que fiz besteira logo que comprei meu notebook eu nem liguei o rwindows logo deu boot pelo pen e coloquei o ubuntu ai depois vi em uns tópicos na internet que poderia perder a garantia se formatasse o not... então minha pergunta é isso é verdade? será que fiz mau em logo colocar o ubuntu de cara?[/quote]
Bem eu acho que a garantia e do equipamento e não do sistema.
Si o notebook já veio com problema independentemente do sistema a garanti tem que cobrir.
Agora si por ex a placa de video o ubuntu não configurar não funcionar ai sim e do sistema ai não cobre.
E vocês a que acham?
Ate mais......
ai acho que fiz besteira logo que comprei meu notebook eu nem liguei o rwindows logo deu boot pelo pen e coloquei o ubuntu ai depois vi em uns tópicos na internet que poderia perder a garantia se formatasse o not... então minha pergunta é isso é verdade? será que fiz mau em logo colocar o ubuntu de cara?[/quote]
Bem eu acho que a garantia e do equipamento e não do sistema.
Si o notebook já veio com problema independentemente do sistema a garanti tem que cobrir.
Agora si por ex a placa de video o ubuntu não configurar não funcionar ai sim e do sistema ai não cobre.
E vocês a que acham?
Ate mais......
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O hardware, entretanto, tem sim que ser coberto pela garantia, a não ser que se prove que a modificação do software causou danos ao hardware. (o que nunca houvi falar ter sido causado pelo Mint ou qualquer das atuais distros Linux)
Por fim, lembro que a grande maioria dos fabricantes de hardware fornecem um CD de recuperação com o software original, caso o usuário necessite reconfigurar o sistema, deixando-o com a formatação original de fábrica.
Você pode até consultar no site da própria HP, Positivo entre outras marcas que já existe uma resposta da maioria dos fabricantes com vossas posturas adotadas sobre este fato e a maioria respeitando o direito do consumidor, deixaram claro que a troca do sistema operacional não afeta a garantia sobre o hardware do aparelho, porém recomendam que antes de trocar o sistema operacional façam a mídia de recuperação assim como o Creto citou, para caso algo não ocorra bem possam restaurar o sistema que veio instalado de fábrica na máquina.
Porém é importante também sempre olhar o termo de garantia que acompanha o produto, se este tiver uma cláusula que seja taxativa sobre a proibição da troca do sistema operacional, o procedimento não é recomendado, pois se o computador apresentar defeitos mediante as alterações você ficará sem amparo legal para exigir uma solução ao fabricante. Se nada constar a garantia tem que fluir normalmente sem precisar recorrer ao judiciário.
E também não esquecendo de sempre usar mídia de boa procedência e não fazer utilização de programas piratas, pois este também é um fator que pesa sobre a garantia do produto.