Próxima versão do Ubuntu 13.04 será desenvolvida em segredo

CretoCreto Paulo Benedito
editado outubro 2012 em Café com Menta
Em citação da postagem original do FraterLinux no Fórum Mageia Brasil:

[quote]FraterLinux wrote:
Quem ainda tinha dúvidas de como uma empresa pode ser incompatível com Software Livre basta ver como lentamente a Canonical está modificando o sistema visando exclusivamente a monetização e fechando lentamente o sistema a cada nova versão. Pelo menos já temos um anuncio público que partes essenciais do sistema serão desenvolvidos em segredo. Agora a pergunta, uma das premissas do S.L. não é a liberdade em relação ao código para novos avanços contribuírem com todo ecossistema linux? E a Canonical não está justamente retirando essa liberdade para levar vantagem em relação a outras distros comunitárias ao fechar o desenvolvimento do ubuntu???

Vejam mais nos links abaixo. Caso conheçam bons artigos em português postem aqui o link!

Canonical CEO Mark Shuttleworth Tires Of Critics, Moves Key Ubuntu Developments Out Of Public Eye
[url=http://techcrunch.com/2012/10/18/canonical-ceo-mark-shuttleworth-tires-of-critics-moves-key-ubuntu-developments-out-of-public-eye/]Canonical CEO Mark[/url]

Key parts of Ubuntu 13.04 will be developed in secret, to escape the critics’ ire
[url=http://www.extremetech.com/computing/138200-key-parts-of-ubuntu-13-04-will-be-developed-in-secret-to-escape-the-critics-ire]Keys parts of 13.04[/url] [/quote]

E ainda parece-me que começou a repercutir em todos os colaboradores da [b]Empresa Canonical[/b] [url=http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=2835&p=25299#p25287]Ubuntu Tweak descontinuado[/url]

Artigo do desenvolvedor do ubuntu Tweak: [url=http://blog.ubuntu-tweak.com/2012/10/19/the-development-of-ubuntu-tweak-is-stopped.html]==>> Aqui[/url]

T+

Comentários

  • editado outubro 2012
    Só falta agora, eles começarem a cobrar usuários domésticos pelo uso da distro.

    É, Creto... Posso até está falando bobagem, mas, se isso se confirmar, acho que o Mint 15 vai ter outra base.

    Valeu por compartilhar.

    [b]Fique com Deus.[/b]
  • rockyrocky Rocky
    editado outubro 2012
    Gosto do Mint, mas não do Cinnamon/MATE... Acho que assim, a Canonical (ou seria Canonitroll?), poderia controlar melhor o desenvolvimento do Ubuntu, assim aumentando a estabilidade. O Unity ainda tem alguns bugs, mas está muito bom, o conceito é espetacular, mas a performance péssima.
  • editado outubro 2012
    A alguns meses atrás houve uma forte discussão em vários Fóruns da comunidade sobre a utilização da Canonical do termo Kernel Ubuntu (ao invés de Kernel Linux).

    Agora a empresa vem com essa novidade...

    De qualquer forma, fechar o Ubuntu seria perder o apoio e suporte e todos os devs e usuários da comunidade (o que no caso do Ubuntu é bastante grande e muito importante). Sendo assim, acredito que o que a empresa vem planejando é seguir o caminho trilhado pela RedHat e a SUSE, ou seja, ter duas versões da distro (uma comunitária e uma proprietária).

    Ressalto que (apesar de todos os indícios), por enquanto tudo não passa de suposição e especulação. Teremos que aguardar o desenrolar dos fatos para saber as reais intenções da companhia.

    Além do mais, como já foi dito pelo Marcelo, a equipe do Mint certamente está atenta a tudo isso e irá tomar as medidas necessárias, pois uma das características marcantes da distro é o foco e o respeito a seus usuários. Isso já foi feito quando o Ubuntu passou a adotar o Unity como dektop padrão (o Mint começou a trabalhar em cima do MATE e Cinnamon, além de intensificar seu trabalho em cima do KDE e Xfce), Também já foi feito quando ocorreram as mudanças (não tão bem digeridas pela comunidade) no Nautilus, resultando no NEMO.

    Abraço e fiquem com Deus.
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado outubro 2012
    São coisas que como no pôquer teremos que pagar para ver né mesmo?!!

    Mesmo assim, respeito qualquer decisão que for melhor para eles, apenas com a opinião que pelo menos isso seja [b]aberta[/b], não fiquem manipulando uma comunidade tão grandiosa.

    T+
  • editado outubro 2012
    Mark Shuttleworth admitiu que cometeu um erro com o post, passando uma mensagem que não era a intenção da Canonical. Segundo ele, o que a empresa quer é exatamente o contrário, um sistema cada vez mais aberto e participativo.

    Segue o link:
    [url=http://news.softpedia.com/news/Mark-Shuttleworth-Admits-Screwing-Up-302419.shtml]Mark Shuttleworth pede desculpa pelo post.[/url]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.