Travaemneto misterioso no Mint 13 xfce

editado outubro 2012 em Dúvidas Iniciais
Oi,

Instalei o Mint 13 recentemente. Antes utilizava Open Suse e bem antes o debian.

A instalação foi tranquila, incluive do drive da placa de video (que deu um puta trabalho no debian e foi um dos motivos de eu ter largado a distro).

Só que ele tem apresentado um problema estranho. Se eu ligo e deixo o PC rodando em algum minutos (as vezes 15 as vezes 1h) ele trava.

Agora se eu ligo, peço para reiniciar, o computador funcionar normalmente por horas a fio.

Achei que pudesse ser um problema de memoria RAM ou mesmo poeira (já que o PC ta velhinho, já tem 2 anos). Limpei o PC e troquei a RAM mas o problema continua. E de qualquer forma, o fato do PC funcionar legal quando reiniciado para mim indica que é problema no sistema e nao nos componentes.

To achando que é algum problema de drive ou mesmo de opção de boot - ja que quando reiniciado o cooler funciona com muito mais potencia - faz um ruido horroroso.

Queria ajuda para comparar os logs e tentar identificar o que esta travando o sistema. Tentei fuçar na pasta /var/log mas nao consegui identificar os arquivos que identificam os processos de inicialização do sistema. Alguém poderia me ajudar? Indicar em quais arquivos eu devo procurar erro?

Aceito outras sugestões sobre o que pode estar causando esse problema.

Aó p/ ajudar, aqui vai a configuração do PC:
AMD atthlon II X4
ECS A785 - GM Black series
2GB RAM Kingstone (um unico pente)
HD Samsung 500GB
Placa de video on board: ATI RADEON HD 4200

Grata pela atenção

ps: se estiver na seção errada, foi mal. pode rmeover ou solicitar que eu remova....

Comentários

• editado outubro 2012
    Companheiro,

Antes de tudo, seja muito bem-vindo ao Fórum Mint Brasil. Aproveite e dê uma lida nas Recomendações aos novos usuários em minha assinatura.

Quanto ao seu problema, pelas informações que você nos repassou parece ser um problema de hardware, até porque você é o primeiro usuário da distro que vejo reclamar de algo desse tipo. Mesmo assim, vamos fazer alguns testes para nos certificarmos de que não se trata de algum problema na distro.

1) Veja se os drivers da placa de vídeo estão corretamente instalados (Vá em [b]drivers adicionais[/b] e instale a versão mais recente por lá). Caso o problema ainda persista instale a versão mais recente seguindo o link abaixo:
    [url=http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu]Atualizar driver da placa de vídeo.[/url]

2) Caso a opção anterior não solucione o problema, instale o aplicativo [b]Jupiter[/b], seguindo as instruções do link abaixo:
    [url=http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/10/gerenciando-hardware-e-energia-no-notebook-usando-o-jupiter/]Gerenciando energia com o Jupiter[/url]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.