A melhor distro Linux de 2012!

Confiram: [url=http://www.tuxradar.com/content/best-linux-distro-2012]http://www.tuxradar.com/content/best-linux-distro-2012[/url] ( Em Inglês )

Comentários

  • editado dezembro 2012
    Mint se superando como sempre, cada vez melhor.
  • editado dezembro 2012
    Olá boa tarde a todos. É gratificante saber que retorno ao uso de GNU/Linux (cerca de dois meses) exatamente por meio de uma distro que reune um conjunto de características que a colocam em primeiro lugar mesmo sob diferentes metodologias de avaliação.

    Pelo que entendi eles fazem um teste que não se baseia na popularidade da distro, mas sim na usabilidade. Isto é, em uma “luta um-contra-um até a morte” (sic) em um teste de usabilidade (http://www.tuxradar.com/content/best-linux-distro-2012).

    Creto, creio que essa sua interpretação é válida para o que eles chamaram de Primeiro Round. Veja que na Semifinal o Linux Mint 13 enfrenta o Sabayon 9 e Mageia 2 versus openSUSE Tumbleweed.

    Então ocorre a final entre Mint 13 e Mageia 2. Sagrando-se vencedor o Linux Mint 13.

    Já a DistroWatch, faz um rank, baseado em popularidade, que aponta as principais distros em quatro períodos: nos últimos 12 meses, últimos 6 meses , últimos 3 meses, e último mês. O Mint aparece em primeiro nos 4 períodos.

    Últimos 12 meses: 1º Mint; 2º Ubuntu; 3º Mageia; 4º Fedora; 5º openSUSE
    Últimos 06 meses: 1º Mint; 2º Mageia; 3º Ubuntu; 4º Fedora; 5º openSUSE
    Últimos 03 meses: 1º Mint; 2º Mageia; 3º Ubuntu; 4º Fedora; 5º Debian
    Últimos mês: 1º Mint; 2º Mageia; 3º Fedora; 4º Ubuntu; 5º Debian
    Fonte: adaptado de http://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity

    Interessante notar que, o Ubuntu que ocupa o 2º lugar nos últimos 12 meses, cai para 3º nos outros 3 períodos, perdendo lugar para o Mageia que antes vinha em terceiro. Outra informação interessante é que o Fedora que vinha em 4º lugar, ocupa o 3º no último mês, ganhando a posição do Ubuntu. Por último, a partir dos últimos 3 meses openSUSE perde o 5º lugar para o Debian

    O bom para os que adotaram o Mint como distro principal é que ele ocupa o primeiro lugar em qualquer das duas metodologias.

    Bom camaradas, creio que é isso.

    Abração a todos,
    Tovarishch
  • editado dezembro 2012
    Verdade camarada Tovarishch,

    Só lembro aos colegas que o distrowatch é mais um indicador de interesse numa distro qualquer do que um medidor de popularidade. Ou seja, ele não mede a quantidade de usuários de uma distro, mas o quanto de interesse ela vem despertando na comunidade. Para medir a quantidade total de usuários existem outras ferramentas mais precisas como o [url=http://www.google.com.br/trends/]Google Trends[/url].

    Entretanto, no longo prazo ambas as medidas tendem a convergir. Em outras palavras, se uma distro persiste por um bom tempo atraindo a atenção de uma parcela considerável dos usuários fatalmente irá aumentar a quantidade total deles (o que vem ocorrendo atualmente com o Mint e a Mageia).
  • editado dezembro 2012
    Bom dia a todos. Prezado amigo Hugo, mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos. Não só de scripts, linhas de comando, terminal, etc (que fazem parte do núcleo duro em TI) vivem os aficcionados desse maravilhoso mundo GNU/Linux.

    Um abraço,
    Tovarischch
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.