A melhor distro Linux de 2012!
Confiram: [url=http://www.tuxradar.com/content/best-linux-distro-2012]http://www.tuxradar.com/content/best-linux-distro-2012[/url] ( Em Inglês )
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pelo que entendi eles fazem um teste que não se baseia na popularidade da distro, mas sim na usabilidade. Isto é, em uma “luta um-contra-um até a morte” (sic) em um teste de usabilidade (http://www.tuxradar.com/content/best-linux-distro-2012).
Creto, creio que essa sua interpretação é válida para o que eles chamaram de Primeiro Round. Veja que na Semifinal o Linux Mint 13 enfrenta o Sabayon 9 e Mageia 2 versus openSUSE Tumbleweed.
Então ocorre a final entre Mint 13 e Mageia 2. Sagrando-se vencedor o Linux Mint 13.
Já a DistroWatch, faz um rank, baseado em popularidade, que aponta as principais distros em quatro períodos: nos últimos 12 meses, últimos 6 meses , últimos 3 meses, e último mês. O Mint aparece em primeiro nos 4 períodos.
Últimos 12 meses: 1º Mint; 2º Ubuntu; 3º Mageia; 4º Fedora; 5º openSUSE
Últimos 06 meses: 1º Mint; 2º Mageia; 3º Ubuntu; 4º Fedora; 5º openSUSE
Últimos 03 meses: 1º Mint; 2º Mageia; 3º Ubuntu; 4º Fedora; 5º Debian
Últimos mês: 1º Mint; 2º Mageia; 3º Fedora; 4º Ubuntu; 5º Debian
Fonte: adaptado de http://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity
Interessante notar que, o Ubuntu que ocupa o 2º lugar nos últimos 12 meses, cai para 3º nos outros 3 períodos, perdendo lugar para o Mageia que antes vinha em terceiro. Outra informação interessante é que o Fedora que vinha em 4º lugar, ocupa o 3º no último mês, ganhando a posição do Ubuntu. Por último, a partir dos últimos 3 meses openSUSE perde o 5º lugar para o Debian
O bom para os que adotaram o Mint como distro principal é que ele ocupa o primeiro lugar em qualquer das duas metodologias.
Bom camaradas, creio que é isso.
Abração a todos,
Tovarishch
Só lembro aos colegas que o distrowatch é mais um indicador de interesse numa distro qualquer do que um medidor de popularidade. Ou seja, ele não mede a quantidade de usuários de uma distro, mas o quanto de interesse ela vem despertando na comunidade. Para medir a quantidade total de usuários existem outras ferramentas mais precisas como o [url=http://www.google.com.br/trends/]Google Trends[/url].
Entretanto, no longo prazo ambas as medidas tendem a convergir. Em outras palavras, se uma distro persiste por um bom tempo atraindo a atenção de uma parcela considerável dos usuários fatalmente irá aumentar a quantidade total deles (o que vem ocorrendo atualmente com o Mint e a Mageia).
Um abraço,
Tovarischch