Plugin Open Source para substituir Adobe flash player do Firefox

ottootto Otto Sá
editado janeiro 2013 em Dicas e Truques
:-)
Pessoal,
Esse tutorial é muito bom para quem quer substituir o adobe flash player do firefox no Mint (ou no ubuntu).

Citação:
"Plugin Open Source para substituir Adobe flash player do Firefox no Ubuntu.

Colaboração: Mário Jorge Limeira dos Santos

Data de Publicação: 13 de janeiro de 2013

Recentemente estava com problemas com o flash player plugin no firefox no computador do trabalho. Esse computador possui o Ubuntu 10.04.3 como Sistema Operacional. Fui baixar o plugin pelo site da Adobe em get.adobe.com/br/flashplayer/ e no site está colocada a seguinte observação:

O Adobe Flash Player 11.2 será a última versão que poderá ser aplicada ao Linux. A Adobe continuará fornecendo segurança de backports ao Flash Player 11.2 para Linux.

Então resolvi instalar uma das alternativas que o Firefox me ofereceu, o swfdec-mozilla. A instalação procedeu certinha pelo gerenciador de pacotes e até agora está funcionando redondo, exibindo vídeos e animações em flash sem problemas. É uma excelente opção para quem não quer utilizar um pacote proprietário.

[b]Para instalar pelo terminal no Ubuntu basta executar como usuário root o comando:

# apt-get install swfdec-mozilla
[/b]
Para outras distros você pode baixar o pacote em http://swfdec.freedesktop.org/download/swfdec-mozilla/0.8/swfdec-mozilla-0.8.2.tar.gz

Saiba mais informações sobre o projeto

Mário Jorge é Analista de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do SemiÁrido - UFERSA, usuário e apoiador do Linux e do Sofware Livre há mais de 8 anos".

Fonte do artigo: http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/20130113.php

Comentários

• rweurweu rweu
    editado janeiro 2013
    Bom dia a todos,

As pergunta são...já existiam algumas alternativas anteriormente? se não tinham, foi preciso a Adobe dar esse "ultimatum" para o pessoal se mecher?
    Deixando o passado então de lado, partamos para essa solução!

Valeu!!
  • editado janeiro 2013
    Tentei fazer uso do Gnash, mas infelizmente ele ainda é muito lento, bugado e os navegadores o enxergam como um plugin Adobe Flash 10.2. Uma das coisas que usuários $uindows acham complicado no Linux, (o que os afastam na verdade) é o fato de que no S.O. do Tio Gates estes plugins (Flash, Java, Shockwave, etc...) são facílimos de instalar, fato este que nem sempre ocorre no Linux. Tenho uma máquina de 2004 e uso o LM 12 LXDE, que a deixa um foguete, mas tenho que usar o LM-flash-plugin que é o único que funciona nela. Já instalei Chrome, Chromium e FF e todos eles nem abrem o plugin Pepper nativo do Chrome e nem o 11.2 que é o último disponibilizado pela Adobe. Enquanto usuários Linux forem dependentes desse famigerados "plugins", perdemos muito tempo para deixar o sistema "redondo".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.