Windows-8: Inimigo Publico Numero 1

klodsklods clodoaldops
editado janeiro 2013 em Café com Menta
Rondando o VOL e o Fórum Ubuntu tenho vista a verdadeira epopéia que é instalar Linux em dual-boot numa máquina com W8 original de fábrica.
A maioria não consegue desativar o "diabólico" Secure Boot e qdo consegue o linux não "enxerga"o HD p/ uma instalação segura.
Esse W8 é uma verdadeira afronta à nossa liberdade.
E o pior de tudo é que comprar bons notebooks c/ linux é uma raridade.

Comentários

• editado janeiro 2013
    [quote]
    clodoaldops wrote:
    Rondando o VOL e o Fórum Ubuntu tenho vista a verdadeira epopéia que é instalar Linux em dual-boot numa máquina com W8 original de fábrica.
    A maioria não consegue desativar o "diabólico" Secure Boot e qdo consegue o linux não "enxerga"o HD p/ uma instalação segura.
    Esse W8 é uma verdadeira afronta à nossa liberdade.
    E o pior de tudo é que comprar bons notebooks c/ linux é uma raridade.

[/quote]
    Clodoaldops la no VOL eles falam qual e a versão do linux que estão tentando instalar? Por que a instalação do Ubuntu e do Linux Mint por ex só e feito a partir do Ubuntu 12.10 e o Mint 14 que dão suporte a ao secure boot.

Ps: Movi seu tópico para o sub-fórum [b]cafe com menta[/b]

Obrigado pela compreensão.

Ate mais....
  • editado janeiro 2013
    Clodoaldo,

Ainda não tive nas mãos nenhum PC com windows 8, então não tenho como tecer maiores comentários a esse respeito.

Entretanto, tenho lido que é sim possível realizar o dual boot, desde que seja utilizada uma distro com GRUB2 (e suporte a EFI). Porém também tenho lido comentários de colegas que não vêm conseguindo realizar o procedimento com sucesso, o que vem me deixando com uma pulga atrás da orelha.

Minha sugestão para aqueles que não queiram se "arriscar" e que não tenham encontrado boas máquinas com o linux pré-instalado é que procurem um PC com o Windows 7, onde certamente o dual-boot ocorrerá sem maiores problemas.

Aqui vai um exemplo de uma máquina dessas com um bom custo-benefício:
    [url=http://www.fastshop.com.br/NOTEBOOK-ASUS-14-3%aa-GERACAO-I5-8GB-750GB-HD,product,UXA45AVX110Q,buscapexml.aspx?cm_mmc=xml_buscape-_-ND-_-notebook-_-notebook-asus-a45avx110q-com-3a-geracao-do-processador-intelr-core-i5-3210m-8gb-de-memoria-750gb-de-hd-tela-led-14-e-windowsr-7-home-basic&utm_source=xml_buscape&utm_medium=xml&utm_content=notebook&utm_campaign=xml_buscape&utm_term=notebook-asus-a45avx110q-com-3a-geracao-do-processador-intelr-core-i5-3210m-8gb-de-memoria-750gb-de-hd-tela-led-14-e-windowsr-7-home-basic]Notebook i5 3210M + 8GB[/url]

Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.