[Resolvido] Problema... super aquecimento
Cloud-DF
Leonel
Olá pessoal.
Sou iniciante no linux Mint e no próprio linux.
Vamos lá ai meu problema...
Utilizei já o Ubuntu 12.10 e agora estou usando o Linux Mint 14 Cinnamon e tneho o mesmo problema, já pesquisei em quase tudo nessa internet pra resolver e nada....
O problema eh o aquecimento... o notebook fica muito quente... utlizando o Xsensors 0.70 ele tá marcando 80ºC e somente com o firefox funcionando.
Meu notebook é um HP-G42, 2 GB de Ram, 500 HD, placa de video Radeon 4250 HD.
Já tentei fazer de tudo... tentei instalar os drivers proprietarios (mas dá erro) me deem uma luz.. já estou ate desistindo e voltando a usar somenteo o Windows 7.
Utilizei já o Ubuntu 12.10 e agora estou usando o Linux Mint 14 Cinnamon e tneho o mesmo problema, já pesquisei em quase tudo nessa internet pra resolver e nada....
O problema eh o aquecimento... o notebook fica muito quente... utlizando o Xsensors 0.70 ele tá marcando 80ºC e somente com o firefox funcionando.
Já tentei fazer de tudo... tentei instalar os drivers proprietarios (mas dá erro) me deem uma luz.. já estou ate desistindo e voltando a usar somenteo o Windows 7.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quando poder de uma lida nas nossas [url=http://www.linuxmint.com.br/recomendacoes]Recomendações [/url] faça uma boa leitura.
Agora vamos lá ao seu problema aqui no fórum tem um tópico sobre aquecimento,
http://www.linuxmint.com.br/forum/t-3210/notebook-superaquecendo-resolvido.html?&forum=4&post_id=18650#forumpost18650
Nada como uma procura antes pra achar.
Agora em relação aos drivers da sua placa eu encontrei isso aqui,
http://www.diolinux.com.br/2012/10/driver-ati-para-linux.html
Mas não vá desistir ainda depois de ter resolvido seus problemas você vai ver como e ótimo usar uma Distro Linux.
Ate mais....
Leonel wrote:
Olá pessoal.
Já tentei fazer de tudo... tentei instalar os drivers proprietarios (mas dá erro) me deem uma luz.. já estou ate desistindo e voltando a usar somenteo o Windows 7.[/quote]
Abra o terminal e digite os comandos abaixo, postando aqui no tópico a resposta dada pelo sistema:
[code]sudo lshw -short[/code]
[code]sudo lshw -C display[/code]
Já adiantando, ao que parece você utiliza um sistema gráfico híbrido. Se este for o caso, o ideal é que você utilize o procedimento indicado no link abaixo, o qual permite desativar a placa gráfica dedicada (baixando sensivelmente a temperatura) ou alternar entre elas.
[url=http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=84528.0]switcheroo[/url]
Segundo as configurações indicadas pelo seu sistema ele [b]não[/b] possui duas placas gráficas (portanto não é um sistema híbrido). Existe apenas uma placa gráfica da série AMD 4200 (muito provavelmente a 4250).
Instale o aplicativo [b]indicator-cpufreq[/b] pelo Gerenciador de programas ou Synaptic. Após terminar a instalação feche a sessão e abra uma nova. Você irá notar que na barra inferior, no canto inferior direito (ao lado do relógio) irá aparecer um ícone do aplicativo. Clicando nele irá aparecer um menu com as configurações disponíveis para o seu processador.
Seu processador possui como frequência máxima 2.2GHz, sendo assim se você escolher uma frequência um pouco menor (em torno de 1.5 a 1.6 GHZ) certamente irá diminuir a temperatura do PC. Faça o teste e verifique.
Outra coisa: a quanto tempo você não realiza manutenção neste PC? Já verificou se existe obstrução nas saídas de ar? E o o cooler da CPU? Ele está funcionando adequadamente e possui pasta térmica de boa qualidade?
Ele oscila entre 50 e 60 graus.
Muito Obrigado pelo ajuda!