Filosofia do Mint pode ser afetada pela Canonical?!
Bom dia pessoal,
gostaria de tirar algumas dúvidas com voces a respeito da filosofia do Mint.
atualmente eu uso ubuntu 10.04 em casa, mas tenho ficado meio descontente com certas decisões políticas e decisões de implementação da Canonical, decisões essa que na minha visão e na visão de algumas pessoas tem afastado o ubuntu da comunidade linux.
gostaria de saber se o Mint tem seguido essas decisões já que é baseado em Ubuntu
por exemplo, a Canonical retirou o servidor grafico X e colocou um servidor gráfico que é produzido pela própria Canonical! retirou algo massivamente testado e colocou algo que acabou de sair do forno!
a Canonical sempre exigiu mudanças da Gnome, mas a Canonical apenas 4% dos feedbacks para a Gnome vieram da Canonical!
dai retiraram o Gnome e colocaram uma interface da própria Canonical!!
ou seja, o ubuntu está deixando de ser "da comunidade" e está se tornando um SO da Canonical!
o Ubuntu tem dado muito valor a serviços cloud, mas não vou usar o cloud do Ubuntu, o que é desnecessário pra mim. a uns meses atrás um pesquisador descobriu que o Ubuntu estava enviando dados de usuários para a nuvem da Amazon sem que o usuário soubesse!!! :-o
gostaria então de saber quais os posicionamentos do Mint diante essas alterações que a Canonical tem feito no Ubuntu; o quanto isso tem afetado o Mint; pode o Mint vir a ser um tipo de "filho órfâo" da Canonical?!
grato!
atualmente eu uso ubuntu 10.04 em casa, mas tenho ficado meio descontente com certas decisões políticas e decisões de implementação da Canonical, decisões essa que na minha visão e na visão de algumas pessoas tem afastado o ubuntu da comunidade linux.
gostaria de saber se o Mint tem seguido essas decisões já que é baseado em Ubuntu
por exemplo, a Canonical retirou o servidor grafico X e colocou um servidor gráfico que é produzido pela própria Canonical! retirou algo massivamente testado e colocou algo que acabou de sair do forno!
a Canonical sempre exigiu mudanças da Gnome, mas a Canonical apenas 4% dos feedbacks para a Gnome vieram da Canonical!
dai retiraram o Gnome e colocaram uma interface da própria Canonical!!
ou seja, o ubuntu está deixando de ser "da comunidade" e está se tornando um SO da Canonical!
o Ubuntu tem dado muito valor a serviços cloud, mas não vou usar o cloud do Ubuntu, o que é desnecessário pra mim. a uns meses atrás um pesquisador descobriu que o Ubuntu estava enviando dados de usuários para a nuvem da Amazon sem que o usuário soubesse!!! :-o
gostaria então de saber quais os posicionamentos do Mint diante essas alterações que a Canonical tem feito no Ubuntu; o quanto isso tem afetado o Mint; pode o Mint vir a ser um tipo de "filho órfâo" da Canonical?!
grato!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Parece que você é mais radical que o Creto, mas primeiro, não a Canonical não removeu o Gnome, e mais o Unity não é uma interface e sim (pense como se ela fosse o Android) que roda sobre uma VM (Virtual Machine) assim é o Unity ele não é nada sem o Gnome por baixo dele, portanto apenas uma perfumaria.
Mais uma vez sinto te informar, o Ubuntu jamais foi da comunidade (os ubunteiros daqui como os de lá que me perdoem), mas essa sempre foi a realidade não?!!!
Bem penso que o Linux MInt caminha com as próprias pernas pensem o que pensarem mas sim o Mint é o Mint, pois veja bem se fosse forçada a versão LMUE seguir os caminhos da Canonical e seu Unity ou pior, ainda tem o LMDE, portanto conclua se o MInt caminha pelas próprias pernas ou não...
T+
Irei abordar seus questionamentos por partes para a resposta não ficar confusa, ok. Vamos lá:
[quote]
victorDF wrote:
Bom dia pessoal,
gostaria de saber se o Mint tem seguido essas decisões já que é baseado em Ubuntu[/quote]
Se você fala da lente do Unity (que envia dados do usuário) a resposta é não, o Mint não segue a filosofia da Canonical, pelo motivo óbvio de não utilizar esse ambiente. Obviamente a coisa não é assim tão simples, e sugiro que leia [url=http://www.hardware.com.br/noticias/2012-12/stallman-ubuntu.html]este artigo[/url] para se informar melhor a esse respeito. Por falar nisso, existe uma ferramenta herdado da distro da Canonical que pode sim vir a enviar dados do usuário. Caso queira desativá-la siga a orientação de nosso colega Francis no post #10 [url=http://www.linuxmint.com.br/forum/t-3617/mais-uma-do-stallman.html?start=0&&order=ASC&status=&mode=0]deste tópico[/url]. Só um lembrete: não vejo essa questão de uma forma tão negativa. Em primeiro lugar, porque temos muitas outras empresas (Google, MS, etc.) que também se utilizam desse artifício. Em segundo lugar, a ferramenta pode ser desativado sem maiores dificuldades. Além do mais, a própria Canonical, depois da pressão que recebeu da comunidade por ter tomado essa decisão, já vem mudando sua abordagem a esse respeito. Ao que parece, no Ubuntu 13.04 o usuário será avisado sobre isso logo no processo de instalação da distro, podendo desativar esse recurso por lá, ao invés de ter que fazê-lo quando o sistema já está instalado.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _
[quote]
... Canonical retirou o servidor grafico X e colocou um servidor gráfico que é produzido pela própria Canonical! retirou algo massivamente testado e colocou algo que acabou de sair do forno![/quote]
A Canonical não removeu o X. A empresa (assim como várias outras distros, algumas das quais comunitárias) tem planos de substituí-lo por um novo projeto chamado Wayland no futuro (a distro Arch, inclusive, está bem mais adiantada neste processo). Porém, atualmente é o X que vem sendo utilizado. Quanto ao Unity e o Gnome, o nosso companheiro Creto já abordou muito bem o assunto.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
[quote]
ou seja, o ubuntu está deixando de ser "da comunidade" e está se tornando um SO da Canonical![/quote]
O Ubuntu é uma distro mantida por uma empresa com o apoio da comunidade, nunca foi uma distro plenamente comunitária, como o são por exemplo o Debian, Mageia, Slackware, etc. O nosso Mint possui parcerias com algumas empresas, mas ao contrário do Ubuntu não é mantida por nenhuma delas. Sendo assim, a distro pode sim ser chamada de distro comunitária, já que é mantida pelo Clem e todos os demais companheiros que participam do projeto, não por uma companhia.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ __ _ _ _ _
[quote]
o Ubuntu tem dado muito valor a serviços cloud, mas não vou usar o cloud do Ubuntu, o que é desnecessário pra mim. [/quote]
Quanto ao foco em Cloud, essa é uma decisão pessoal da Canonical. Você pode utilizar ou não a distro sem se preocupar com isso, a decisão final neste caso é totalmente sua.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
[quote]
gostaria então de saber quais os posicionamentos do Mint diante essas alterações que a Canonical tem feito no Ubuntu; o quanto isso tem afetado o Mint; pode o Mint vir a ser um tipo de "filho órfâo" da Canonical?![/quote]
A equipe do Mint utiliza atualmente o Ubuntu como base de boa parte das versões da distros, porém não há nenhum tipo de contrato ou obrigação neste sentido. Caso o Clem e a equipe de devs entenda ser melhor modificar a distro base (ou mesmo criar um fork dela) poderá vir a tomar essa decisão no futuro. Veja, por exemplo, os vários forks de ferramentas, aplicativos e ambientes desenvolvidos atualmente por eles (Mint menu, Mint update, Nemo, Cinnamon, etc.). Além do mais, como mais uma vez abordou muito bem o nosso companheiro Creto, existe uma versão baseada no Debian, a qual é totalmente independente do Ubuntu. Sendo assim, pode ficar tranquilo pois não há possibilidade de ficarmos órfãos da Canonical (a não ser que os devs desistam do projeto, o que não vejo a menor possibilidade de vir a ocorrer no momento).
Espero tê-lo ajudá-lo a dirimir suas dúvidas.
Abraço e fique com Deus.
Eu estou pensando em sair do ubuntu e migrar para outra distro baseada em Debian, eu pensava em migrar direto para Debian 7 (que está por vir), mas não sei se terei todo o suporte de hardware necessário.
por enquanto, o Mint vem sendo a melhor opção, em segundo o Debian.
[b]hugoleal85[/b]
foi exatamente essa a reportagem que eu vi sobre o ubuntu enviar dados!!