Este fórum está melhor que o Fórum Ubuntu...
eliseu
Eliseu
Não é um depoimento sobre o sistema operacional Linux Mint (esse eu quero fazer com calma, mais tarde), mas a respeito do que venho achando deste fórum desde o meu registro. E tudo o que tenho a dizer é que, sim, ele me parece melhor que o Fórum Ubuntu. Por quê?
Ultimamente no Fórum Ubuntu tem aparecido muitos usuários iniciantes que não têm paciência pra resolver os problemas que porventura aconteçam no sistema. Nada contra usuários iniciantes, muito pelo contrário, adoro quando vejo que alguém decidiu sair da "zona de conforto das janelas" e aceitar o desafio de um novo sistema operacional, livre, de código aberto e totalmente personalizável - em outras palavras, o sistema se torna "da pessoa", não "da empresa criadora". Claro, no começo acontecem várias coisas, pois é um universo totalmente novo e os tropeços são normais; minha queixa é com aqueles que mal chegam e já abrem o berreiro, dizendo que "vão voltar pro Windows". Também não tenho nada contra o Windows, mas contra a ignorância dessas criaturas que chegam lá rasgando geral na primeira mensagem.
Por outro lado, aqui no fórum do Linux Mint, o que mais vi até o momento foi muita educação, colaboração plena, prestação de suporte aos novos usuários, dicas e mais dicas, ou seja, tudo o que vem faltando lá no Fórum Ubuntu. É uma pena que o mesmo esteja daquele jeito, porque antigamente ele era bem prestativo... Mas é bom ver que a comunidade do Linux Mint está crescendo muito e com todo mundo se ajudando de uma forma ou outra. E também é muito bom ver o sistema operacional sendo cada vez mais conhecido e facilitando a vida de muita gente.
Bom, acho que já escrevi demais, mas enfim, essas são as minhas impressões a respeito do Fórum Linux Mint até o presente momento. Espero que continue assim :-)
Ultimamente no Fórum Ubuntu tem aparecido muitos usuários iniciantes que não têm paciência pra resolver os problemas que porventura aconteçam no sistema. Nada contra usuários iniciantes, muito pelo contrário, adoro quando vejo que alguém decidiu sair da "zona de conforto das janelas" e aceitar o desafio de um novo sistema operacional, livre, de código aberto e totalmente personalizável - em outras palavras, o sistema se torna "da pessoa", não "da empresa criadora". Claro, no começo acontecem várias coisas, pois é um universo totalmente novo e os tropeços são normais; minha queixa é com aqueles que mal chegam e já abrem o berreiro, dizendo que "vão voltar pro Windows". Também não tenho nada contra o Windows, mas contra a ignorância dessas criaturas que chegam lá rasgando geral na primeira mensagem.
Por outro lado, aqui no fórum do Linux Mint, o que mais vi até o momento foi muita educação, colaboração plena, prestação de suporte aos novos usuários, dicas e mais dicas, ou seja, tudo o que vem faltando lá no Fórum Ubuntu. É uma pena que o mesmo esteja daquele jeito, porque antigamente ele era bem prestativo... Mas é bom ver que a comunidade do Linux Mint está crescendo muito e com todo mundo se ajudando de uma forma ou outra. E também é muito bom ver o sistema operacional sendo cada vez mais conhecido e facilitando a vida de muita gente.
Bom, acho que já escrevi demais, mas enfim, essas são as minhas impressões a respeito do Fórum Linux Mint até o presente momento. Espero que continue assim :-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Que bom que você estar gostando da distro e do nosso fórum.
Ate mais....
Agora realmente alguns dos companheiros de lá não têm tido a paciência necessária com os iniciantes (acho que devido ao tempo de uso do sistema e sua experiência, meio que "esqueceram" que um dia também já foram novatos). Eles têm que sempre ter em mente que a distro é focada em usuários recém-saídos do Windows, logo dúvidas e questionamentos que em teoria podem parecer simples aos mais experientes, para alguns iniciantes são verdadeiros "tormentos".
Ainda assim, vejo muitos outros companheiros prestativos por lá, os quais continuam ajudando com paciência e educação os novatos, logo esse de maneira alguma é um fato generalizado. Em relação ao comportamento "inadequado" de alguns novatos, também concordo contigo que alguns deles tomam este tipo de ação.
Em suma, minha opinião é que os moderadores e administradores de distros como o Mint, Ubuntu e Mageia têm sempre que estar atentos que em geral os usuários da distro são recém-chegados ao mundo Linux e portanto virão com muitas dúvidas e questionamentos "aparentemente" simples, porém totalmente aceitáveis dado a pouca experiência deles com o pinguim. Obviamente isso não isenta os novatos de lerem atentamente e respeitarem as Regras do Fórum (entre elas está a indicação de antes de postar sua dúvida verificar se já não foi respondida num tópico anterior, utilizando para isso a função [b]Procurar (buscar)[/b] do Fórum Mint, no topo do site.)
Finalizando, todos nós que fazemos o Mint Brasil ficamos extremamente felizes em depoimentos como esse seu, os quais demonstram que de fato estamos indo no caminho certo.
Abraço.
Fora os "n" tópicos com [b]o mesmo[/b] tema abertos por [b]vários[/b] usuários diferentes (no caso, problema de wifi com Ubuntu 12.10, coisa que já foi constatada que é um bug - que provavelmente será corrigido na versão 13.04 e, consequentemente, no Mint 15 - e que já tem tópicos demais sobre o assunto). Ou seja: as criaturas nem se dão ao trabalho de pesquisar antes de postar um novo tópico.
Outra coisa que me afastou de vez foi a trollagem. Tempos atrás apareceu um cara dizendo que o Ubuntu não prestava e que o Windows 8 é que era bom; aí a administração baniu o usuário. Tempos depois [b]o mesmo[/b] cara voltou elogiando o Android, como se fosse outra pessoa, e na maior cara de pau queria sugerir mudanças no fórum, mas ele foi desmascarado e novamente banido - agora pra sempre (assim espero).
Também vi um tópico completamente inútil de um cabinha lá querendo eliminar as regras do fórum pra "descomplicar". Bom... Se o fórum, com todas as regras que tem, já é uma bagunça, imagina como ficaria sem elas...
Concluindo: não me vejo mais no Fórum Ubuntu, apenas aqui, no Fórum Linux Mint.
Obrigado por partilhar sua experiência com a gente (que bom que está sendo positiva) e por contribuir, com sua efetiva participação, para o nosso crescimento.
[b]Deus o abençoe.[/b]
Ainda acesso o Fórum Ubuntu, mas tenho cada vez menos vontade de postar por lá. Só leio o que pode me interessar e pronto. Ajudar? Pra quê, se um monte de gente lá não se ajuda?
É por essas e outras que prefiro cada vez mais o Fórum Linux Mint, apesar de atualmente ser usuário do Debian Wheezy.
Acho que logo em breve serei membro apenas deste fórum (apesar de atualmente estar usando o Debian - mas esperando o Linux Mint 17 LTS).
Eu vi as mensagens desse cidadão a que você se refere.
Concordo que os moderadores de lá já deveriam ter tomado uma atitude mais enérgica, mas isso compete apenas a eles, não há muito o que fazer.
Apesar disso tudo, ainda considero o Fórum Ubuntu como uma bela fonte de conhecimentos e com membros extremamente participativos e colaborativos. Porém, como tudo na vida, nada é perfeito.
De qualquer forma, obrigado pelo elogio. São posts como esse que demonstram estarmos no caminho certo.
Abraço e fique com Deus.
Termos de uso:
[quote]Siga também as seguintes orientações:
a) Seja cortês e trate os demais usuários com respeito.
Não são permitidas mensagens/títulos:
12.3) Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador;
12.11) Racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana;[/quote]
Regras:
[quote]5. O fórum não é lugar para discussões pessoais. Discussões pessoais serão removidas imediatamente e os usuários envolvidos podem ser punidos. Mensagens do tipo "flames" aqui serão advertidos por MP e/ou e-mail e se persistirem serão banidos do fórum;
6. Ofensas de qualquer tipo não são permitidas. Se você tem algum problema com algum membro, entre em contato com a moderação;
7. Não são permitidas palavras de baixo calão, pois elas podem ser entendidas de forma incorreta e gerar discussões;
9. Não faça comentários em público sobre o comportamento indevido de um certo usuário, nem tente se comportar como moderador. É expressamente proibido agir no fórum como moderador chamando atenção ou censurando o outro usuário como se fosse o próprio. Ao encontrar alguma mensagem ou tópico ofensivo ou desrespeitoso as regras gerais do fórum deve ser imediatamente comunicado por e-mail ou mensagem privada ao moderador e/ou administrador do fórum para as medidas cabíveis de censura ou banimento do usuário que infringiu as regras gerais do fórum. Qualquer problema, avise a moderação e a administração do fórum;
12. Jamais menospreze outros membros do fórum só porque eles sabem menos do que você;
13. Não dê informações erradas ou falsas. Responda somente se você realmente sabe do assunto ou tem algo realmente relevante para adicionar à discussão;[/quote]
Recomendações:
[quote]5. Seja educado! A cordialidade e o cuidado com as palavras também são coisas importantes e exigidas aqui;[/quote]
Como vêem, o respeito e a cordialidade são levados muito a sério por aqui.
Obrigado pelos depoimentos de todos. Como bem disse o Hugo, é um grande indicativo de que estamos no caminho certo.
[b]Fiquem com Deus.[/b]