Instalação/Alteração/Remoção pelo terminal
Eisenheim
Jeferson Rodrigo Stefani
Saudações amigos.
Para realizar as operações citadas no assunto desse tópico, vocês recomendam a utilização de:
apt-get [ install - remove ]
ou
aptitude [ install - remove ]
Pelo que li a respeito, o aptitude tem o diferencial de tratar melhor as dependências na hora de instalar algum pacote.
Mas sempre fico na dúvida em qual utilizar. Eu sou usuário do tipo que vive instalando vários programas para diversos fins. Realizo muitos testes e os que não me agradam, eu já desinstalo por completo.
Nesse sentido, qual seria o mais recomendado?
Até a próxima.
Para realizar as operações citadas no assunto desse tópico, vocês recomendam a utilização de:
ou
Pelo que li a respeito, o aptitude tem o diferencial de tratar melhor as dependências na hora de instalar algum pacote.
Mas sempre fico na dúvida em qual utilizar. Eu sou usuário do tipo que vive instalando vários programas para diversos fins. Realizo muitos testes e os que não me agradam, eu já desinstalo por completo.
Até a próxima.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ate mais....
Obrigado pela dica.
Até a próxima.
Caro Jeferson Rodrigo Stefani
[quote]
Jeferson Rodrigo Stefani wrote:
Saudações amigos.
ou
Até a próxima.[/quote]
[b]Um ALERTA Muito Importante: [/b]
[color=FF0000]Muito cuidado no uso do aptitude, pois ao pedir uma update, o mesmo pode achar alguns arquivos ou bibliotecas instalados pelo apt desnecessárias, podendo vir a ser retiradas. Por isso, tente usar apenas o aptitude.[/color]
Fonte: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Aptitude
Fique com Deus e obrigado!
Caro Tovarishch;
[quote]
Tovarishch wrote:
Olá, boa noite a todos. Caro Deniz Ferraz, Não entendi a sua recomendação. Afinal, você prefere usar aptitude ou apt-get?
(grifos meus)
[quote]
[b]Um ALERTA Muito Importante: [/b]
[color=FF0000]Muito cuidado no uso do aptitude, pois ao pedir uma update, o mesmo pode achar alguns arquivos ou bibliotecas instalados pelo apt desnecessárias, podendo vir a ser retiradas. [u]Por isso, tente usar apenas o aptitude[/u].[/color]
Fonte: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Aptitude
Fique com Deus e obrigado![/quote]
Aptitude ou apt-get?
Abração,
Tovarishch[/quote]
Para efeito ilustrativo e prático, vou usar a citação do Caro Francis, no post acima:
[quote]Realmente Demis uma fez já aconteceu isso comigo [b][color=FF0000]eu rodei o aplitude e ele me indicou que tinha muitos arquivos desnecessários e que iria remover só que eu não deixei continuar desisti.[/color][/b] Eu só uso o aplitude para instalar umas fonte e remover outras nada mais.[/quote]
Veja que o Francis desistiu de concretizar a solicitação que o aptitude sugeriu, porque, justamente, poderia destruir, literalmente, o sistema. Se tiver a capacidade de analisar que as sugestões dadas pelo aptitude não comprometerá o sistema, tome a atitude que quiser, por conta e risco! A principio, como de praxe, sempre é usado o apt-get, então faça o uso dos dois programas e, faça comparação dos resultados, sem ceder a tentação de seguir a sugestão do aptitude! Analise os resultados de forma comparativa entre os programas e, se averiguar, empíricamente que as sugestões são iguais, não haverá comprometimento de corrupção do sistema ao optar pelo aptitude! Depois de um tempo que considerar "seguro" as comparações feitas por você, então, pode decidir pelo aptitude de forma definitiva!
Faça mais pesquisas e leituras para poder se sentir mais seguro, e vamos debatê-las!
Fique com Deus e obrigado!