Canonical, Mir, X.Org e Wayland

editado março 2013 em Café com Menta
Здравствуйте товарищи. Добрый вечер. Olá camaradas. Boa noite a todos.

Vejam o que a Canonical está fazendo. E a largos passos.

Canonical Anuncia Servidor Gráfico Mir, substituto do X.Org e do Wayland

"Na noite anterior ao Ubuntu Developer Summit , a Canonical revelou seus planos para o " Mir ", servidor gráfico da companhia que está sendo desenvolvido para substituir o X Window. A empresa rejeitou o Wayland, visto por muitos como o sucessor do X Windows, porque sente que ele recria a semântica do X. Ao que parece, essa decisão foi tomada no verão de 2012 do hemisfério norte."

Fonte: http://her2tecnologia.blogspot.com.br/

E Mir significa paz em Russo (paz = мир e a pronúncia é Mir)

Abração,
Tovarishch

Comentários

  • editado março 2013
    Pois é. A Canonical vem tomando um rumo totalmente diferente, partindo para um servidor gráfico próprio, ao invés de adotar as alternativas comunitárias com o Wayland.

    Se eles conseguirem um forte apoio de empresas envolvidas no mercado de games, como Valve, Blizzard, EA, NVidia, ATI e Intel, pode ser que a empreitada dê certo.

    Agora, algumas declarações de um dos desenvolvedores envolvidos no projeto não vêm repercutindo bem na comunidade. Vejam no link abaixo (em inglês):
    [url=http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTMxODA]http://www.phoronix.com[/url]

    Aguardemos os próximos capítulos dessa história.
  • editado março 2013
    Mais uma novidade sobre o tema Mir.

    Vejam o texto abaixo, onde se encontra o depoimento de um dos mantenedores do Kwin falando sobre a ferramenta que a Canonical passará adotar em suas distros:
    [url=http://blog.martin-graesslin.com/blog/2013/03/war-is-peace/]War is peace[/url]

    Ao que parece o novo servidor gráfico da empresa irá tomar um caminho semelhante ao do Unity, sendo utilizado quase que exclusivamente por ela.

    Aguardemos os próximos capítulos dessa história toda...
  • editado março 2013
    Abaixo vocês conferem o depoimento (em inglês) do Clement Lefebvre, principal mantenedor do Linux Mint e chefe do projeto, quando questionado sobre o Mir:
    [url=http://www.muktware.com/5356/clement-lefebvre-mir-irrelevant-linux-mint?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+muktware%2Ffeeds+(Muktware+Feeds)]Depoimento de Clement sobre o Mir.[/url]

    Em resumo, ele deixou bem claro que [b]a distro não tem nada a ver com o Mir[/b]. Quando questionado se a distro poderia mudar a base do Ubuntu para o Debian, ele respondeu que a distro já possui uma versão baseada nesta última distro (lmde), que inclusive já possuem R&D (pesquisa e desenvolvimento) com bases independentes e [b]que no momento consideram o Ubuntu a melhor opção, porém caso as coisas mudem eles podem trocar a distro base.[/b]

    Outro ponto que achei fantástico na entrevista foi a sua resposta quando questionado o quão importante é a comunidade para o projeto Mint. Ele disse:
    [i]The community is the most important asset of a distribution[/i]. (em português, [b]A comunidade é o bem mais importante de uma distribuição.[/b])

    Não é a tôa que o Mint, uma distro que [url=http://community.linuxmint.com/idea/search]escuta[/url], [b]respeita e trabalha em conjunto com a comunidade[/b], lidera o ranking do distrowatch já há algum tempo e vem despertando tanto interesse da mídia especializada. :-D :-D :-D

    Abraço.
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado março 2013
    Olá a todos,

    [quote]Lex Aleksander wrote:
    "[b]Linux Mint é um dos mais importantes projetos de código aberto que atendem às necessidades dos usuários, analisando o que os usuários querem. Linux Mint existe há algum tempo, mas cresceu em popularidade quando surgiu o Unity e a Canonical começou a afastar-se do núcleo Linux e das comunidades de código aberto e começou a fazer suas próprias coisas..[/b][/quote]

    [url=http://www.muktware.com/5356/clement-lefebvre-mir-irrelevant-linux-mint]Artigo na íntegra em inglês...[/url]

    T+
  • editado março 2014
    Olá!

    Afinal, o Mint vai usar o Wayland quando ele for lançado? rsrs

    Abraços.
  • editado março 2014
    Ainda não há uma definição concreta neste sentido, mas analisando-se todas as declarações feitas ultimamente e o "andar da carruagem" eu diria quase com certeza que sim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.