Partição swap é necessária ou apenas recomendada? RESOLVIDO

klodsklods clodoaldops
Vou instalar o Mint9 no meu desktop: Celeron2.1ghz + 2gb/ram + 80gb/hd que já tem o XP instalado.
Pensei em fazer o seguinte particionamento:
[color=000066]hda1...ntfs...20gb...XP
hda2...ext4...20gb... LinuxMint9
hda3...ntfs...40gb...backup[/color]

Com 2gb/ram é necessaria a criação da partição swap? Ou posso deixar o Mint sem a swap, uma vez que meu hd é pequeno, "apenas" 80gb, e preciso do maximo espaço possivel p/ meus arquivos?

Caso seja necessaria, ie, indispensavel, qual seria o tamanho dessa swap? 1gb ou 2gb?

Desde já agradeço a todos!

Comentários

• olknolkn Omar Kfoury
    editado junho 2010
    Rolou tempos atrás tópicos com relação a Swap eu procurei mas não achei, de qualquer forma vamos lá.

Meu pc antigo que tinha 1,5Gb de ram e processadore de 1Ghz não conseguia consumir a memória toda e a Swap eu nunca vi se quer mexer na barra de status que tenho no pc.

A regra que muitos dizem de dobro de ram eu e boa parte das pessoas concordam que ela é válida até um certo grau de ram ,pois, 2gb de ram não há a necessidade de 4Gb de ram até no próprio Windows, isso no meu ponto de vista e de outras pessoas(não todas) não considere regra.

Aqui atualmente eu tb possuo 2Gb de ram e processador de 3Ghz e deixei 512mb só por desencargo de consciência.

Espero ter ajudado...
  • ottootto Otto Sá
    editado junho 2010
    Essa regra de swap só vale para computadores velhos. Com 2Gb de memória não vejo necessidade.
    abraços.[quote]
    clodoaldo santos escreveu:
    Vou instalar o Mint9 no meu desktop: Celeron2.1ghz + 2gb/ram + 80gb/hd que já tem o XP instalado.
    Pensei em fazer o seguinte particionamento:
    [color=000066]hda1...ntfs...20gb...XP
    hda2...ext4...20gb... LinuxMint9
    hda3...ntfs...40gb...backup[/color]

Com 2gb/ram é necessaria a criação da partição swap? Ou posso deixar o Mint sem a swap, uma vez que meu hd é pequeno, "apenas" 80gb, e preciso do maximo espaço possivel p/ meus arquivos?

Caso seja necessaria, ie, indispensavel, qual seria o tamanho dessa swap? 1gb ou 2gb?

Desde já agradeço a todos!
    [/quote]
  • editado junho 2010
    Sei não heim!

Até onde sei a swap é usada para hibernar o sistema, assim é sempre bom ter swap sim, ao menos a mesma quantidade da memória RAM, ou um valor razoável.

Eu aqui mesmo com 4Gb de RAM ainda deixo ao menos 1Gb para swap (no meu note tá 1,5Gb).
  • klodsklods clodoaldops
    editado junho 2010
    Ok!
    Resolvido!
  • editado setembro 2010
    a partiçao swap e boa ter porque nela correm arquivos de processamento e ate armazena coisas para inicializaçao libertando um pouco de ram, se fosse voce colocaria pelomenos 600mb de swap.
  • JaderJader Jader Malaquias
    editado setembro 2010
    Com 2Gb de Ram, swap de 512 à 1Gb é suficiente, e se tiver a curiosidade de "dar um pau" na maquina com o monitor de sistemas aberto, verá que a swap quase nunca é utilizada com o sistema em plena atividade, e ela só começa a ser usada, quando a sua memoria fisica está sendo usada em 100%.

Acima de 2Gb de Ram, manteria swap de 512, somente para precaver travamentos em caso de uso extremo, que é raro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.