[Resolvido] Linux Mint 14 Cinamon travando
Olá, acabei de instalar o Mint 14 Cinamon 64 bits em minha máquina.
O problema é que o sistema não suporta ficar por cerca de meia hora em funcionamento que ele trava -- as vezes a tela escurece sem voltar ao normal, outras congela e outras ainda o sistema fica super lento.
Minha máquina é/tem:
- um processador "2X amd athlon 64 Dual core 5000"
- 4Gb de ram
- placa mãe "asus m2n-mx se plus"
- placa de video geforce 9500 gt
O que será isso? Seria algum problema de compatibilidade com o hardware da amd? Como eu posso resolver?
PS: Instalei o Mint através do pendrive (pois meu drive de CD não funciona). Acho que algo deve ter saido errado com a instalação ou o Cinamon não seja compatível com minha máquina (achei muito legal, mas se for problema com ele não hesitarei em trocar pelo Mate).
PS2: sou praticamente um iniciante.
Obrigado!
O problema é que o sistema não suporta ficar por cerca de meia hora em funcionamento que ele trava -- as vezes a tela escurece sem voltar ao normal, outras congela e outras ainda o sistema fica super lento.
Minha máquina é/tem:
- um processador "2X amd athlon 64 Dual core 5000"
- 4Gb de ram
- placa mãe "asus m2n-mx se plus"
- placa de video geforce 9500 gt
O que será isso? Seria algum problema de compatibilidade com o hardware da amd? Como eu posso resolver?
PS: Instalei o Mint através do pendrive (pois meu drive de CD não funciona). Acho que algo deve ter saido errado com a instalação ou o Cinamon não seja compatível com minha máquina (achei muito legal, mas se for problema com ele não hesitarei em trocar pelo Mate).
PS2: sou praticamente um iniciante.
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Antes de tudo seja bem-vindo ao Fórum. Aproveite para dar uma lida nas [url=http://www.linuxmint.com.br/recomendacoes]Recomendações[/url] de nosso Fórum.
Quanto ao seu problema, em geral ele se deve a três causas:
1) ISO corrompida;
2) Problema no driver gráfico;
3) Alta temperatura da CPU.
Vamos abordá-las uma a uma.
Em primeiro lugar lhe pergunto: já verificou a MD5SUM da ISO que utilizou para instalar o Mint? Utilizou mídia de boa qualidade e gravada em baixa velocidade?
Segundo: seu driver gráfico foi corretamente instalado? Caso esteja em dúvida, vá em [b]drivers adicionais [/b]e instale o driver de vídeo que estiver disponível por lá.
Por fim, como está a temperatura da CPU? Instale o aplicativo [b][url=http://www.linuxmint.com.br/forum/t-3871/resolvido-problema-super-aquecimento.html?&forum=1&post_id=22366#forumpost22366]jupiter[/url][/b] para dar uma olhada nela (ele também ajuda a baixar a temperatura).
obrigado pelo rápido feedback.
Botei comando
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
E consegui fazer as atualizações, e dessa vez parece que o problema foi resolvido -- depois de várias travadas, inclusive no meio do update. Parece estar normal agora.
Mas acho que ainda vou seguir os passos descritos por vocês. Qualquer outro fator problemático volto a postar aqui.
Valeu!
Ainda ontem (alias, hoje de madrugada) procurei mais informações sobre isso, e acabei encontrando o link para instalar os drivers da Nvidia. Acabei digitando no terminal
[b]sudo apt-get install nvidia-current[/b]
E instalou um programa da Nvidia, mas hoje eu liguei o pc e minha[b] resolução não está compatível com o tamanho do monitor[/b] -- a tela fica "cortada".
É um monitor 17" da AOC, quando eu seleciono a resolução "1280x720" parte da tela não aparece (é como se a tela do sistema ficasse maior, não se encaixando no tamanho do monitor), o menu "iniciar" fica empurrado para fora da tela. Já em "800x600" ele volta a aparecer, mas essa resolução não é legal.
Coloquei os comandos que você sugeriu, o "additional drivers" não apareceu. Tô conferindo o link
https://help.ubuntu.com/community/BinaryDriverHowto
E ele não está em [b]System->Administration->Hardware Drivers. [/b]
O software da [i]Nvidia também desapareceu[/i].
PS: O problema de travamento[i] parece[/i] ter sido resolvido. Seria melhor criar um tópico para resolver esse problema da placa de video? É que estou querendo instalar meus jogos via wine e essa era uma das dúvidas que eu ainda ia postar futuramente. Mas se não tem problema de resolvermos essa questão aqui, tudo bem.
Valeu pela resposta.
https://plus.google.com/110974691715751795103/posts/LQCAmzAzyfs
A resolução da tela voltou ao normal de repente. Talvez esses problemas tenham haver com a instalação...