Adriano se apresentando
atorres
Adriano
Olá pessoal., me chamo Adriano, tenho 34 anos já usei Linux há muitos anos atrás e agora estou retomando.
Confesso que estou apanhando mais do que mulher de bandido, muita coisa mudou e muita coisa que não mudou muito eu já não lembro.
Meu interesse de retomar o Linux são os aplicativos livres de imagem, sou fotógrafo amador ainda e gostaria de ver as possibilidades de edição de imagem, como editores de *.raw, edição de imagens não destrutivas semelhante ao Lightroom e é claro o Gimp.
Comprei um laptop Dell Inspiron 14R com processador i5 terceira geração, 06 Gigas de ram, hd de 1 tera e combo de vga intel 4000/geforce 630m, com Windows 8 original e nem eu que uso windows tanto profissionalmente como nas horas vagas, desde o 3.1 consegui engolir este SO.
Só vou deixar ele em Dual Boot aqui pois pode surgir algum uso pra ele e quer queira ou não tem meu dinheiro suado embutido no preço desse SO no notebook e se paguei por isso, vou usar. Sem falar do Photoshop e do Lightroom que para a pós-produção de minhas fotografias não dá para largar de mão ainda.
Dei uma olhada nas diversas opções de distros existentes hoje, achei várias legais, mas por algum motivo que não sei qual, fui com a cara de Linux Mint, acho que é essa interface bacana, tudo arrumadinho, bem dividido e com usabilidade, coisa que o Win8 nem deve se lembrar o que é.
Vi vários tutoriais para instalar o Mint em dual boot com o windows 8, mas não tive sorte com as duas que segui uma que recomendava usar um aplicativo lá para adicionar a opção de boot no windows (EasyBCD) e outra que prometia praticamente next next finish e nenhuma das duas deu certo.
Acho que tô empenando com o Grub, mas vou dar uma estudada aqui para ver o que dá.
Alguém poderia indicar um link com um tutorial devidademente testado?
Abraços a todos!
Confesso que estou apanhando mais do que mulher de bandido, muita coisa mudou e muita coisa que não mudou muito eu já não lembro.