Melhor esquema Particionamento HD e instalação multiplas distros
Olá,
Eu andei dando uma pesquisada na Net e achei algo (em iinglês) que me ajudasse numa dúvida que estou tendo.
Preciso instalar multiplas distros no meu HD que já vêm com o Win 7 instalado.
O Win 7 ocupa 2 partições primárias (a Reserved- 100MB - e a do Sistema - 1.72TB). como possuia o Ubuntu 12.04 LTS instalado e não queria o GRUB instalado no MBR do Disco (e sim na raiz da partição / do Ubuntu ) eu uso o Gerenciador de Boot EasyBCD 2.2 para colocar o Ubuntu como opção para iniciar.
Minha dúvida é a seguinte: Preciso instalar mas 2 distro Linux nesse sistema (Opensuse e Mageia). Seria possível alguém me indicasse o melhor esquema de particionamento do HD mantendo o Win 7 e instalando as demais distro Linux...Pretendia compartilhar uma partição HOME para todas as distro e nessa partição criaria um diretório para cada para cada uma (ex. /Home/Ubuntu , /Home/OpenSuse , /Home/Mageia ) de modo que cada distro mantivesse seus settings globais do Desktop Environment (KDE, Gnome e etc) separadas uma da outra.
Só para exemplificar eis o link de um tópico que eu achei num forum do OpenSuse que exemplifica parcialmente minha dúvida (en Inglês ; ( )
http://bit.ly/10iGQ9U
Desculpe-me pelo post longo
Grato pelo tempo
Eu andei dando uma pesquisada na Net e achei algo (em iinglês) que me ajudasse numa dúvida que estou tendo.
Preciso instalar multiplas distros no meu HD que já vêm com o Win 7 instalado.
O Win 7 ocupa 2 partições primárias (a Reserved- 100MB - e a do Sistema - 1.72TB). como possuia o Ubuntu 12.04 LTS instalado e não queria o GRUB instalado no MBR do Disco (e sim na raiz da partição / do Ubuntu ) eu uso o Gerenciador de Boot EasyBCD 2.2 para colocar o Ubuntu como opção para iniciar.
Minha dúvida é a seguinte: Preciso instalar mas 2 distro Linux nesse sistema (Opensuse e Mageia). Seria possível alguém me indicasse o melhor esquema de particionamento do HD mantendo o Win 7 e instalando as demais distro Linux...Pretendia compartilhar uma partição HOME para todas as distro e nessa partição criaria um diretório para cada para cada uma (ex. /Home/Ubuntu , /Home/OpenSuse , /Home/Mageia ) de modo que cada distro mantivesse seus settings globais do Desktop Environment (KDE, Gnome e etc) separadas uma da outra.
Só para exemplificar eis o link de um tópico que eu achei num forum do OpenSuse que exemplifica parcialmente minha dúvida (en Inglês ; ( )
http://bit.ly/10iGQ9U
Desculpe-me pelo post longo
Grato pelo tempo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tal qual esquartejador iremos por partes:
1_ Voce já tem 3 partições occ, quais sejam: 2 RWindows e 1 Ubuntu , então, só te restará mais 1 partição dita primária, pois só é possível 4 delas no HD. Para by-passar isso, voce deve criar mais partições desta feita ditas "extendidas" mais essa tem nescessariamente de ocupar o lugar da última primária. O tamanho de cada uma delas deixo a seu critério.
Algo sobre o assunto...> http://brunotorres.net/particionamento-disco
2_Após a criação dessas partições, parta para a instalação dos S.Os propriamente ditos; agora, eu não conheço o tal gerenciador de boot que citou, então, já que voce o conhece, instale o boot delas na própria partição e configure o gerenciador de modo que ele "enxergue" os novos S.Os.
3_ Não saberia te informar como realizar a questão colocada referente aos "home" e nem vejo nenhum ganho com isso, então prefiro não opnar, vejamos se mais alguém se habilita a te responder esse ítem
Valeu!!
Eu agredeço a todos pelo tempo e pelas respostas...mas vamos direto ao assunto:
Como tenho backup dos meus dados pessoais num HD externo eu removi temporariamente o Ubuntu 12.04 .
Dessa forma o HD atualmente possui somente as 2 partições primárias do Win 7 e mais o espaço que disponibilizei (120GB) para fazer a instalação das 3 distro Linux.
Quanto ao gerenciador de boot EasyBCD da NeoSmart , eu o uso já ha algum tempo pois me parece uma boa política não modificar o MBR do disco de um sistema com Win 7 instalado e sempre reconheceu a distro que eu usava (Ubuntu)
Quanto ao particionamento, eu estou lendo os tutoriais que me indicaram, que apesar de serem meio antigos (2009) ainda servem de base (apesar de hoje temos HDs maiores e métodos de particionamento diferentes como o GPT)
A finalidade de compartilhar a Partição HOME entre todas as distros seria a comodidade.Eu teria meus dados (músicas, videos e documentos) disponíveis para as 3 distros e criaria symbolic links dos diretórios que as contivessem dentro dos diretórios /HOME de cada uma das distros...na eventualidade de remover uma distro bastaria removê-la do menu do gerenciador de boot e remover o diretório desse diretório /HOME que funcionaria como uma partição mesmo.
Mas parecem que existem algumas complicações como a necessiade de criar um usuário temporário (Dummy_user) durante a instalação de cada distro e certificar-se que cada usuário real (que seria criado posteriormente) possuísse o mesmo UID para não criar problema quanto aos direitos de posse dos arquivos.