Mint 15 - NVidia Gt 540M

amf_pauloamf_paulo Paulo
editado junho 2013 em Hardwares e Periféricos
Pessoal, acabo de instalar o Mint 15 em meu alienware MX11 (tive problemas com a minha placa de video no Mint 14, dei um jeito, mas não o que eu esperava)...
Bom estou tendo problemas em extender meu video para um monitor externo HDMI...
Estou penando com o XRANDR, mas deu uma evoluida, depois quem sabe eu poste um tópico para tentar solucionar algumas coisas...

Meu problema é o seguinte, o meu monitor externo está muito lento, o ponteiro do mouse fica na tela em varios ponto conforme eu o movimento, depois de um tempo vai sumindo, o mesmo acontece com todo o ambiente, escrevo alguma coisa no terminal e o texto vai aparecendo aos pouco ou deformado, ai mudo a janela de lugar e consigo ver melhor...

Deu pra entender ? Será que é um problema de taxa de atualização vertincal ? Ou Driver ?

Abraços

Comentários

• editado junho 2013
    Ola Paulo eu em um comentário no Google + que o Linux Mint 15 ta com um Bug em monitores duplos eu não tenho certeza por que ainda não testei.

Mas vamos as perguntas corriqueiras.

Essa instalação do Mint 15 foi uma instalação limpa ou você atualizou do Mint 14 para o 15?

Qual é o seu ambiente gráfico Cinnamon ou mate?

Você já instalou as atualizações da sua placa de vídeo?

Poste aqui também as saída destes comandos para que nos da uma olhada

[code]lspci | grep VGA[/code]

[code]lspci[/code]

Ate mais....
  • amf_pauloamf_paulo Paulo
    editado junho 2013
    Fala Francis, é uma instalação Limpa.

Estou usando o Cinammon

Fiz todos os Updates após a instalação.

Acho que o problema é com a tecnologia Optimu...

Então, resolvi usar o driver da NVidia (Estava usando o padrão não proprietário Noveu), fiz a instalação. depois disto, agora o xrandr não reconhece mais um monitor plugado no HDMI...

Veja a saidas do lspci

pmagalhaes@Patricia ~ $ lspci | grep VGA
    00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
    01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GF108M [GeForce GT 540M] (rev ff)

lspci
    00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
    00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200/2nd Generation Core Processor Family PCI Express Root Port (rev 09)
    00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
    00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
    00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
    00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b5)
    00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 (rev b5)
    00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b5)
    00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 6 (rev b5)
    00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 05)
    00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev a5)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation QS67 Express Chipset Family LPC Controller (rev 05)
    00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port SATA AHCI Controller (rev 05)
    00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
    01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GF108M [GeForce GT 540M] (rev ff)
    07:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros AR8151 v2.0 Gigabit Ethernet (rev c0)
    0d:00.0 Network controller: Intel Corporation Centrino Wireless-N 1000 [Condor Peak]
    13:00.0 FireWire (IEEE 1394): JMicron Technology Corp. IEEE 1394 Host Controller (rev 30)
    13:00.1 System peripheral: JMicron Technology Corp. SD/MMC Host Controller (rev 30)
    13:00.3 System peripheral: JMicron Technology Corp. MS Host Controller (rev 30)
    19:00.0 USB controller: NEC Corporation uPD720200 USB 3.0 Host Controller (rev 04)
    editado junho 2013
    Cara, o Gerenciador de Driver não me mostra nada...

Vou atualizar o driver da intel e ver no que dá.

ps:
    Cara, este Fórum tem algum BUG, eu faço login e ele não reconhece quando vou fazer meu post.
    editado junho 2013
    Cara, não mostra nada na minha tela do gerenciador de Drivers....
    editado junho 2013
    Cara, eu estava usando o bumblebee, quando executei seu comando ele baixou o driver e intalou (o da nvidia), o problema é que este driver sa nvidia não suporta a tecnologia Optimus... mas enfimm, resolbvi tentar, mas mesmo com este driver novo e a atualização da intel meu xrandr nçao encontra meu monitor externo...

O problema é a NVIDIA, a versão 3.19 resolve este problema , mas ela não está no repositório, quer dizaer eu acho que resolve pelo que andei lendo...

ps: Verifica o Forum, realmente existe um BUG... Sempre que tento postar ele insiste em postar como anonimo, faço login inumeraz vezes, até que ele aceita postar em meu nome.
    editado junho 2013
    Bom, resolvi testar o Mate, também testei o Ubuntu....

Tanto o Mint Mate e Cinnamon (sem nvidia) e o Ubuntu conseguiram expandir meu video para a saida HDMI (todos com alguns bugs).

Sei que não estou usando a aceleração 3d e também não uso a tecnologia Optimus (Poupar energia desativando a plica parruda), porém consigo usar o monitor...

Só uma coisa que me encomoda, a tela do monitor externo fica lenta, rastro de mousa manchando a tela etc....

Tentei instalar o OpenSuse também, tentei de tud com ele e não reconheceu um monitor plugado no HDMI.

NVIDIA = DECPÇÃO

Meu micro é um LapTop AlienWare MX11, tudo funciona perfeitamente, até os efeitos de iluminação (soft Phyton), porém não consigo usar um monitor externo decentemente, graças a NVIDIA.

Em fim, por hora vou desistir e esperar que o novo driver (319.23) se torne estável para o Mint (tentei instalar seguindo os passos de dois posts atrás, deu errado)

Valeu pessoal, quem sabe daqui uns 6 meses eu volte neste assunto novamente.... Nadia não deu, Olivia não deu... vamos ver se na próxima vai.... :(

Abrraços
    editado junho 2013
    Cara, eu já tinha visto este artigo, na verdade funcionou tudo, até na resolução, mas acho que o problema do arrasto do mouse e atualização lenta da tela é o driver;;;;

Bom , resolvi tentar novamente, reinstalei o Mint 15 Cinnamon, só que agora com a instalação limpinha , instalei o bumblebee com os drivers da nvidia....

O que aconteceu?

1.) Sucesso: Consigo alternar entre o uso das placas (perfeito)

2.) Falha. O XRANDR não encontra mais minha sada HDMI....

Alguma dica sobre o porque não vejo mais o monitor pplugado no hdmi ?
    editado junho 2013
    Então cara, o sitema esta usando a placa para mandar imagens para o monitor do LapTop, como disse consigo usar ambas as placas, mas com a saida apenas para o LapTop...

Quando plugo meu monitor LCD de 23 polegadas na saida HDMI, o sistema não reconhece o monitor...

Está tudo correto, existe a placa, os drivers, a placa é usada via bumblebee...

Mas.... não funciona o HDMI. Mas antes de eu usar o Bumblebee e os drivers da nvidia, funcionava, via xandr, porém o unico ploblema era a lentidão da tela, por isto resolvi usar os drivers corretos, para ver se acabava com a lentidão, mas agora o sistema não reciohece mais nada plugado no HDMI....

Deu pra entender ?

Existe um post aqui sobre isto, mas sem solução...

ps:
    Este forum esta me matando, rsrs, esta parada de anonimo toda hora
    editado junho 2013
    Valeu cara, se eu conseguir resolver posto aqui.

Abraço.
    editado junho 2013
    Cara, eu estoiu passando por isto aqui :
    http://linuxg.net/fix-slow-graphics-performance-on-ubuntu-13-04-intel-gpu/

Porém a minha lentidão é no monitpr externo (usando o HDMI)

Quando aplico o que o cara sugeriu, não connsigo mais ver o desktop no monitor externo, (não vejo, mas o monitor não fica piscando, sinal que o hdmi está ativo) acho que devo colocar uma configuração extra no xorg.conf

Tem ideia do que devo fazer ?

Valeu
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.